Encontro do Agro com os Jovens destaca protagonismo da juventude rural

O Encontro do Agro com os Jovens integrou a programação oficial da 5ª edição da Sealba Show 2026, reunindo jovens do Programa Senar Jovem e da Formação Técnica do Senar Sergipe em um espaço de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao protagonismo no campo. A atividade foi realizada na manhã deste sábado, 7, durante o maior evento do agronegócio da região Sealba.

 A abertura do encontro ressaltou a importância da juventude rural para o futuro do setor, destacando o agro como um ambiente de oportunidades, inovação e crescimento profissional. A proposta do evento foi mostrar que o campo recompensa quem investe em conhecimento, preparo técnico e visão empreendedora.

 "Um dia de celebração, com muitos jovens presentes, todos nutridos por esperança e expectativa. Posso afirmar que o campo é um espaço promissor. Oferece oportunidades para aqueles que desejam empreender, para os jovens, para os filhos de produtores que já possuem terras ou para aqueles que buscam oferecer sua mão de obra. Há oportunidades, sim, mas o caminho não é fácil. O sucesso exige dedicação e trabalho árduo. É preciso se dedicar, demonstrar suas capacidades para, então, colher os frutos do sucesso. E essa mensagem que a gente quer passar para esses jovens", destacou o superintendente do Sistema Faese/Senar, Denio Augusto Leite.

 Trocas de conhecimento

Os jovens presentes acompanharam cinco palestras, nas quais, os ministrantes compartilharam suas trajetórias e a importância da qualificação. O Casal do Café, Thaís Milani e Igor Fernandes, de Minas Gerais, falaram sobre a importância da representatividade no setor agro, além disso, mostraram as oportunidades que o sistema Senar oferece, baseados em sua própria jornada.

 "É maravilhoso estar nesse evento conhecendo um pouquinho da potência que é o agro do Nordeste. E a gente vem aqui hoje falar um pouquinho sobre a nossa jornada, além de mostrar, principalmente, que é importante a gente ter um setor com muita representatividade e como os jovens precisam se engajar para a gente manter a sucessão, a liderança dentro do nosso setor", destacou Thaís Milani.

 Igor completa falando sobre as oportunidades que podem ser aproveitadas através do sistema Faese/Senar. "A ideia é mostrar para os jovens o leque de oportunidades que o sistema pode oferecer, o que ofereceu para a gente e mudou tanto a nossa vida como também para todos eles que estão aqui. Só deles estarem aqui, eles já são diferentes dos demais da realidade deles. Através do curso do Senar e também da formação da CNA, tivemos uma transformação de vida e decidimos mudar pro campo pra assumir um processo de sucessão da família com o café", completou.

 A engenheira agrônoma e assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Elienai Trindade, produtora rural de Ribeira do Pombal, região da Sealba, compartilhou um pouco da sua trajetória.

 "A gente deixa uma mensagem dizendo que continuem investindo em formação, investindo em educação. Isso é um diferencial, você se torna um profissional preparado também para cuidar das suas emoções, trabalhar as suas mudanças comportamentais, seus relacionamentos interpessoais, mas também você se envolve na sua comunidade. É um grande diferencial quando um jovem enxerga os problemas da sua comunidade, da sua região e tem vontade de mudar. Isso acontece através da busca pela formação", destacou.

 Bate-papo

 O encontro contou ainda com o bate-papo "Futuro no Campo", reunindo jovens e profissionais com diferentes trajetórias no agronegócio, mas com um ponto em comum: a crença no agro como espaço de crescimento, liderança e transformação social. O momento contou com a participação do Casal do Café, Thaís Milani e Igor Fernandes; a engenheira agrônoma e assessora técnica da FAEB, Elienai Trindade; o egresso do Programa Senar Jovem e aluno do curso Técnico em Zootecnia, Gabriel de Oliveira; técnica em Agricultura e técnica em Agronegócio pelo Senar, Esterfanny Kmelly e a filha de vaqueiro e defensora da agricultura familiar, Maria Alessandra.

 Durante o diálogo, foram abordados temas como formação técnica e comportamental, liderança, sucessão familiar, cooperativismo, empreendedorismo e o papel do jovem como agente de inovação no meio rural.

Texto e foto Sonaly Dantas – ascom  Senar-AR-SE