Banese realiza alinhamento técnico com  projetistas sobre Crédito Rural para a Safra 2025/2026

O Banese realizou o workshop 'Banese Crédito Rural 2026', que teve como público-alvo projetistas que atuam no atendimento aos produtores rurais de Sergipe.

Na ocasião, os presentes foram convidados a conhecer as atualizações no processo de concessão de crédito rural adotado pelo Banco para o ano agrícola 2025/2026. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Instituição, em Aracaju.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Banco dos sergipanos, Gustavo Novaes, o foco foi assegurar que os profissionais estivessem cientes das regras de negócios do Banese e das exigências ambientais e operacionais que envolvem a análise dos projetos. O momento marcou, assim, o início da etapa operacional da nova safra, especialmente no contexto do plantio de milho, que representa a principal cultura financiada pelo Banese.

“O fortalecimento do agronegócio sergipano passa pelo talento e pela técnica dos projetistas. Para alinhar nossas estratégias e garantir o sucesso do próximo ciclo, o Banese convidou esses profissionais para o workshop, e foi um momento importante, pois elucidamos muitas dúvidas e alinhamos o direcionamento da instituição para as novas propostas de crédito. Isso nos permitirá analisar as solicitações com mais agilidade“ explicou Gustavo Novaes.

O engenheiro agrônomo José Gélio Oliveira da Silva Júnior destacou a importância do alinhamento técnico promovido pelo Banco. Segundo ele, esse tipo de workshop é fundamental para garantir eficiência no processo de concessão de crédito rural. “Essas reuniões são importantes não apenas para apresentar dados e desempenho, mas também para discutir as novas exigências legais, normativas e ambientais que impactam diretamente os projetos”, afirmou.

Gélio Silva também ressaltou a crescente atuação do Banese no setor rural. Na opinião dele, o Banco tem ganhado espaço e se fortalecido no segmento nos últimos anos por ter uma equipe técnica mais preparada, e pelo apoio às empresas de assistência técnica rural. “Hoje, o Banese demonstra responsabilidade ao se antecipar aos desafios, convocando as empresas para que os projetos cheguem prontos e que se evitem retrabalho. Por isso, vejo com otimismo a postura proativa do Banco. Essas ações agilizam os processos de análise e contratação, e fazem com que todos ganhem: banco, técnicos e produtores”, avaliou.

Quem também participou do workshop foi o técnico agrícola Camilo Alencar, parceiro do Banese há mais de dez anos, que classificou o evento como de extrema importância para a safra 2025/2026. “O Banese abriu o leque de possibilidades para os projetistas da região, o que deve acelerar os processos de liberação de crédito para os produtores. Essa reunião foi bastante esclarecedora, pois nos foram apresentadas as novas regras do Proagro, as linhas de crédito disponíveis, as taxas de juros e os critérios para liberação dos recursos. Isso nos permite trabalhar com mais precisão e segurança”, enfatizou.

Recorde de investimento

Na safra 2024/2025, o Banese registrou um investimento recorde de R$ 279 milhões na agropecuária sergipana, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Houve, ainda, aumento de 363% na destinação de recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), demonstrando o apoio do Banese ao desenvolvimento sustentável do meio rural e à melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.

Foto: Ascom/ Banese