SerMulher leva campanha "Ei, mulher, não se cale" aos ônibus elétricos de Aracaju

A Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) está ampliando suas ações de enfrentamento ao assédio e à violência contra a mulher com a campanha "Ei, mulher, não se cale", que está sendo veiculada nas TVs dos ônibus elétricos que circulam em Aracaju.

A iniciativa tem como objetivo informar e conscientizar as mulheres sobre seus direitos, reforçando que elas podem contar com a SerMulher em casos de assédio, violência ou qualquer outra situação de violação. A mensagem exibida nos veículos é direta e acessível, estimulando a busca por ajuda e divulgando os contatos da Ouvidoria da Mulher, canal de atendimento da secretaria.

A motorista de ônibus Maria Gomes destacou a importância de as mulheres não se calarem. "Essa divulgação dentro dos ônibus é de extrema importância para combater qualquer tipo de assédio nos coletivos e para que as mulheres aprendam a denunciar e a falar sobre qualquer situação de assédio ou violência que sofrerem ou presenciarem. Se perceber, fale, denuncie!"

Ao utilizar o transporte público como meio de comunicação, a campanha alcança diariamente um grande número de mulheres que utilizam os ônibus elétricos para se deslocar pela capital. A exibição contínua nas TVs internas dos veículos garante maior visibilidade à mensagem ao longo dos trajetos urbanos.

Para a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, a campanha representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres em Aracaju. "Esse é um importante meio de comunicação com as aracajuanas, fruto de uma ação conjunta com a SMTT e em parceria com as empresas de ônibus. Sabemos que assédios dentro do transporte coletivo de passageiros ainda existem e, com essa campanha, além de informar as mulheres sobre o trabalho da SerMulher e sobre a Ouvidoria da Mulher, a veiculação pode ajudar a inibir possíveis abusos dentro dos ônibus", enfatizou.

A mensagem "Ei, mulher, não se cale" reforça a importância de romper o silêncio e procurar apoio diante de situações de assédio ou violência, fortalecendo a rede de proteção às mulheres na capital.

Sobre a campanha

Iniciada pela equipe da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) no final de 2025, a campanha "Ei, mulher, não se cale!" percorreu órgãos e empresas municipais. Em 2026, a iniciativa foi ampliada para os terminais de integração de ônibus de Aracaju e para os mercados municipais, onde adesivos informativos foram afixados nos banheiros femininos — espaços que garantem mais privacidade para que as mulheres possam encaminhar denúncias de forma reservada.

Agora, a campanha chega aos ônibus elétricos, com o objetivo de ampliar ainda mais a divulgação da mensagem e alcançar um número cada vez maior de mulheres.

Texto e foto: Ascom/SerMulher