PMA abre inscrições para a oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está com inscrições abertas para a oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, primeira atividade da programação de cursos e oficinas presenciais e gratuitos no primeiro bimestre. A oficina acontece no dia 27 de janeiro, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTE/SE), das 8h às 17h.

As inscrições podem ser feitas na sede da Fundat e nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs). A iniciativa busca ampliar oportunidades de formação, fortalecer a empregabilidade e oferecer capacitações alinhadas às demandas apontadas pela população e pelo setor produtivo.

A partir do dia 2 de fevereiro, a programação segue com o início de 17 turmas, distribuídas em 11 cursos e oficinas, com conteúdos voltados tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para o incentivo ao empreendedorismo. Estão previstos: inglês básico, marketing pessoal, informática básica, informática avançada, telemarketing, doces e salgados, técnicas básicas em crochê, técnicas básicas e técnicas avançadas de barbearia e corte masculino, técnicas básicas em design sobrancelha, manicure e pedicure, além da oficina de finger food.

No dia 3 de fevereiro, entram na agenda o curso Técnicas básicas em patch aplique e as oficinas de Técnicas em maquiagem e Lanches quentes e frios. Esta última terá uma nova turma com início no dia 9 de fevereiro. As atividades do mês serão realizadas nas UQPs dos bairros Santos Dumont, Santa Maria, Coroa do Meio e Mosqueiro.

De acordo com a presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, os cursos foram planejados com base nas necessidades identificadas junto à comunidade e ao setor empresarial, com foco nas áreas de maior demanda e na geração de renda por meio do trabalho autônomo.

 “Nossos cursos que vão começar agora são construídos com base no que escutamos da população e dos empresários. Sabemos das dificuldades nas áreas de gastronomia, estética, empregabilidade e empreendedorismo. São cursos que também dão autonomia para que as pessoas possam ter o seu próprio negócio”, destacou.

Melissa ressaltou ainda que o planejamento deste ano reforça o compromisso da gestão com formações mais aderentes à realidade da capital. "Todos os cursos em 2026 terão uma assertividade muito maior do que em 2025, porque agora esse planejamento foi feito por esta gestão, sob a liderança da prefeita Emília Corrêa e com a Fundat sob nossa condução. Acreditamos que teremos cursos muito mais validados pela população”, concluiu.

Com mais de 100 pessoas qualificadas somente em novembro e dezembro do ano passado, a oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos é uma das mais procuradas, especialmente devido às exigências de fiscalização. O público-alvo prioritário é o de vendedores ambulantes, considerando que o curso é exigido para quem atua — ou pretende atuar — em espaços públicos e em eventos promovidos pela Prefeitura, conforme orientações da Vigilância Sanitária Municipal e normas da Anvisa. A RDC 216/2004 estabelece procedimentos para quem manipula alimentos, incluindo regras de armazenamento, transporte e manuseio, com foco em higiene e segurança alimentar.

A oficina, totalmente gratuita, conta com carga horária de oito horas, das 8h às 17h, com intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1331, na sede da Fundat (Calçadão da João Pessoa, nº 127, Centro) e nas UQPs.

Foto: Ascom Fundat