Emsurb inicia atualização cadastral de permissionários que comercializam nos mercados centrais em Aracaju

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), iniciou, no dia 15 de janeiro, a atualização cadastral dos permissionários que possuem comércio nos Mercados Thales Ferraz e Antônio Franco, no Centro da capital. O cadastro está sendo feito na sala da Emsurb, situada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na rua José do Prado Franco, no Mercado de Artesanato Thales Ferraz.

Para atualização, é necessário apresentar documento oficial com foto, a permissão e comprovante de residência em nome do permissionário.

Segundo o Gestor dos Mercados Thales Ferraz e Antônio Franco, Antônio Vieira da Silva Júnior, o foco deste cadastro é localizar os permissionários que estão ativos, regulares e irregulares, para proporcionar melhorias para o espaço.

“Esse cadastro tem por objetivo organizar e detectar atual situação dos permissionários. Se estão ativos, regulares ou irregulares. Estamos fazendo o mapeamento desses profissionais tanto do Thales quanto no mercado Antônio Franco. Porque há permissionários que estão falecidos outros não comercializam mais aqui e os filhos passaram a tocar o negócio. Então, todo esse levantamento segue sendo feito para ordenamento desses comerciantes”, pontuou.

Ainda segundo o gestor, há aproximadamente 277 lojas nos mercados. Destas, pouco mais de 177 permissionários compareceram a sala da Emsurb para atualizar o cadastro. De acordo com Antônio Vieira da Silva Júnior, o proprietário que não responder ao chamamento receberá uma solicitação para se apresentar na sede da empresa explicando o motivo do não comparecimento.

A comerciante de ervas Maria de Fátima Conceição Secundo, conhecida como Fátima das ervas, está há mais de 40 anos na área e aprovou a atualização cadastral. “Eu achei ótimo, porque fica tudo atualizado. A cada ano as coisas mudam e vejo como de suma importância essa atualização. Além de ser muito rápido”, disse.

Já Silvaneide Soares, conhecida como Galega das ervas, também avaliou de forma positiva a iniciativa da Emsurb. “Gostei, achei válida a iniciativa e cada vez mais a organização vem contribuindo para bom trabalho”, falou.

A vendedora de flores Mara Santos destacou que a atualização irá contribuir para a segurança dos permissionários e a oferta de um melhor serviço.

 “Deixar tudo legalizado, pois fica melhor para todos. Sou comerciante aqui da passarela das flores há 13 anos e aprovo essa ação para seguridade de todos os permissionários que diariamente contribuem para uma cidade pulsante e encantadora. Para a população e turistas que vem nos visitar e apreciar nossas belezas”, contou.

Ascom AAN