“Sergipe Digital para Todos” reafirma o compromisso do Estado com as políticas públicas de transformação digital

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), promoveu, na última quarta-feira, 21, a apresentação da Estratégia Sergipe Digital para Todos, um conjunto de ações e iniciativas que visam ampliar a modernização no serviço público e aproximar o cidadão do Estado por meio da tecnologia.

O evento reuniu representantes da sociedade civil, poder público, instituições internacionais e do ecossistema local de inovação para um diálogo sobre as iniciativas voltadas ao governo digital. Na ocasião, também foi assinado o decreto de regulamentação da Lei de Inovação para o Estímulo ao Desenvolvimento Científico e Inovação do Estado de Sergipe.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, destacou que o conjunto de iniciativas é uma revolução na forma em que o Estado se relaciona com a população e lida com seus processos internos. “O ‘Sergipe Digital para Todos’ é uma grande estratégia que reunirá, num único espaço, todas as ações de transformação digital do Estado de Sergipe. Um conjunto de projetos e programas, ações estratégicas de cada uma das secretarias e órgãos estaduais, que fará com que o Estado tenha todos os seus serviços, políticas públicas, disponíveis e acessíveis para toda a população na palma da mão”, ressaltou.

Em mesa conduzida pelo coordenador-geral da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) do projeto Conecta-SE, Alexandre Maia, com a participação do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, e representante do Banco Mundial, Julian Najles, foram apresentados os componentes e iniciativas do Conecta-SE, que visa ampliar o acesso à internet de qualidade e prevê o letramento digital aproximadamente 20 mil sergipanos, com investimentos de mais de 60 milhões de dólares.

Na sequência, o evento contou com uma mesa sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), software de gestão de documentos e processos que será adotado por Sergipe após a adesão ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) do Governo Federal. Para o diálogo, integraram a mesa o diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Bráulio Abreu, e convidados do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e da Secretaria de Governo Digital da Bahia (SGI/BA).

Representantes do ecossistema de inovação em Sergipe enfatizaram a importância do lançamento da Estratégia e a contribuição para a introdução de novas iniciativas, como ressaltou o empresário Christian Porto. “O evento é muito importante para a gente que trabalha com inovação porque a gente também precisa entender uma parte desse tripé. É muito importante compreender para onde o governo está indo para saber direcionar os desenvolvimentos da gente. Para a área de inovação é crucial que a gente tenha um entendimento melhor das políticas públicas”, destacou.

Para a empresária e integrante do Ecossistema Local de Inovação, Juliana Krieger, é crucial que o Estado acompanhe as tendências de inovação. “É um processo que vai ser extremamente importante, especialmente para o ecossistema de inovação, para todas as empresas como a minha, que trabalham com inovação, com planejamento estratégico, preparando empresas para esse processo inovativo”, pontuou.

Iniciativas

Além dos principais projetos apresentados em painéis, como o Conecta-SE e a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Sergipe Digital para Todos integra, também, o Portal Único de Serviços, que reúne todos os serviços públicos prestados à população em um único domínio, e a ampliação e interiorização do Agiliza-SE.

O portfólio compreende ações que já vêm sendo desenvolvidas de forma setorial e continuada por Secretarias e órgãos do Estado, com objetivo de modernizar a gestão e os serviços prestados à população, como uso de automação de Inteligência Artificial em processos e unificação de dados, integração e digitalização de sistemas, dentre outras atividades.

Foto: Reinaldo Moura