Seduc nega surto de Covid-19 em escolas estaduais de Sergipe

É fake news a informação de que mais de 30 escolas estaduais estão com surto de Covid-19 em Sergipe. Listas com pelo menos 33 e até 39 escolas têm circulado nas redes sociais e, segundo o Governo do Estado, a notícia é falsa. 

Conforme o que chegou a ser divulgado, se apresenta uma relação de escolas estaduais que "retornaram às aulas com estudantes dos terceiros anos do ensino médio e com a educação de jovens e adultos que prefessores, professoras, estudantes e servidores (as) da área administrativa testaram positivo para Covid 19".

"Para criar um clima de insegurança e medo na comunidade escolar, verdadeiros criminosos virtuais estão repassando uma lista com nomes de escolas estaduais alegando estarem com surto de Covid-19", informa a nota divulgada pelo Governo do Estado. 

Na nota, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) nega que haja surto de Covid-19 nas instituições de ensino e informou que nessa lista "aparecem escolas que estavam sem aulas há mais de 8 meses e outras que permanecem ainda sem aulas presenciais". 

Segundo a pasta, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza testagem amostral na rede estadual de ensino para detectar o impacto da Covid-19 no setor da Educação, nos municípios testados; e os estudos, que ainda estão em andamento serão apresentados ao Comitê Científico que acompanha o novo coronavírus no Estado de Sergipe. 

"A Seduc reafirma que não há surto de Covid-19 nas escolas estaduais e não há nenhuma categoria da Educação com afastamentos por síndrome gripal e/ou febre, ou qualquer doença sistêmica que possa ser identificada com sintomas da Covid-19", ressalta na nota. 

A Seduc também reitera o compromisso em manter as medidas sanitizantes nas escolas. "Todos os protocolos estão mantidos para um retorno seguro, gradual e parcial às aulas presenciais protegendo a comunidade escolar".  

O Governo também informa onde o cidadão pode denunciar golpes de internet. Através do Disque Denúncia da Polícia Civil 181, Delegacia de Crimes Cibernéticos pelo (79) 3194-3100 ou da Delegacia Virtual, clique aqui.