Saiba quem está nos grupos prioritários de vacinação contra Covid-19

A partir da chegada da vacina contra a Covid-19 a Sergipe e após as primeiras pessoas no estado terem sido imunizadas, muitos sergipanos estão se perguntando sobre a ordem de prioridade na fila do procedimento. De acordo com o Plano de Vacinação do Governo do Estado, os trabalhadores da área de Saúde, as pessoas com mais de 60 anos institucionalizados e os indígenas aldeados serão o grupo de foco de imunização na primeira fase. 

Desse universo serão vacinadas 23.272 pessoas - segundo a Secretaria da Saúde, 38% da população dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus em hospitais públicos e privados do estado, além de idosos e pessoas com deficiência em instituições de acolhimento e da população indígena em aldeias. Isso significa que não é preciso ir ao posto de saúde em busca de imunização. 

O Ministério da Saúde enviou ao estado 48,8 mil doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.  O governo de Sergipe decidiu usar a primeira remessa para assegurar as duas doses aos grupos prioritários nessa etapa.

O Plano de Vacinação desenvolvido foi baseado em princípios similares aos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desta forma há a priorização dos trabalhadores da saúde que se encontram entre os grupos mais expostos ao vírus, os grupos de maior risco de agravamento e óbito e a situação epidemiológica. 

Veja abaixo a distribuição desses grupos em fases para vacinação:

1ª FASE -  Profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e indígenas aldeados. 

A expectativa nessa primeira remessa é de imunizar 38% desses grupos, o que corresponde a 23.272 pessoas. O Estado recebeu, a princípio, 48.360 doses, correspondendo às duas necessárias.

2ª FASE - Idosos acima de 60 anos

Na segunda fase, pessoas acima de 60 anos serão imunizadas. Como esse grupo corresponde a uma parcela considerável da população (cerca de 262.586 pessoas), o Plano de Vacinação prevê a subdivisão em:

1 - Pessoas 80 e mais
2 - Pessoas de 75 a 79 anos
3 - Pessoas de 70 a 74 anos
4 - Pessoas de 65 a 69
5 - Pessoas de 60 a 64 anos

3ª FASE - Pessoas com comorbidades

Na terceira fase, as pessoas com comorbidades serão imunizadas. Esse grupo corresponde a cerca de 184.542 pessoas. De acordo com o Plano de Vacinação de Sergipe, esses dados são referentes ao IBGE, junto a Diretoria de Pesquisas, a Coordenação de Trabalho e Rendimento e Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. Esse grupo inclui indivíduos entre 18 a 59 anos.

4ª FASE - Professores, profissionais das forças de segurança e salvamentos, Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional 

Na quarta e última fase dos grupos prioritários, cerca de 36.649 pessoas deverão ser imunizadas. Os professores, profissionais das forças de segurança e salvamentos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional se incluem nesse universo. 

Ao todo, a estimativa populacional por grupos prioritários para vacinação totaliza 679.468 pessoas segundo o Plano de Vacinação do Governo Estadual.

A Secretaria de Saúde do Estado ressalta que, mesmo com o início da campanha de vacinação, o uso da máscara, o distanciamento social e o álcool gel ainda são as melhores formas de frear a disseminação do vírus em Sergipe. 

Vale destacar que o Ministério da Saúde ainda não traçou um plano detalhado com datas. De acordo com o Ministério, isso se deve.ao fato "da campanha ser muito longa". A campanha nacional teve início em todo Brasil na última segunda-feira (18).