Radares registram mais de 200 autuações por dia no trânsito de Aracaju

Pouco mais de 220 motoristas são flagrados diariamente cometendo infrações de trânsito pelos equipamentos de fiscalização eletrônica em Aracaju. É o que aponta um levantamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), segundo o qual mais de 62 mil autuações foram emitidas de janeiro a setembro deste ano. 

O número de autuações é 21,5 % menor em relação ao mesmo período do ano passado. Nos nove primeiros meses do ano passado, quase 79 mil infrações foram registradas pelos radares na capital sergipana. Já o tipo se manteve praticamente o mesmo. O avanço do sinal vermelho, o excesso de velocidade e o uso do celular ao volante são as imprudências mais recorrentes entre os condutores aracajuanos. 

O órgão de trânsito não disponibilizou dados sobre a arrecadação com as multas emitidas a partir dessas autuações.

Está em fase conclusiva no Ministério Público do Estado (MPE) um procedimento de investigação que apura supostas falhas na aferição de quatro radares reprovados pelo Inmetro em Aracaju. Segundo a titular da Promotoria dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, as audiências extrajudiciais com a SMTT não resultaram na composição de uma conciliação. 

“O inquérito está todo instruído, não houve composição porque o MPE quer que a anulação das multas retroaja até a data da última fiscalização do ITPS (janeiro de 2019), mas a SMTT diz que retroagiu até o ato onde foi definido que os radares estavam sem condições de uso”, disse a promotora Euza Missano

Ao final da instrução, o MPE decidirá se deve judicializar a questão para pleitear a anulação das multas. Os radares localizados nas avenidas Beira Mar, Tancredo Neves e Etelvino Mendonça, em Aracaju, estão funcionando desde o dia 19 de agosto.

“A empresa fabricante dos equipamentos solicitou uma nova audiência que está agendada para o final deste mês para que eles possam explicar o manejo dos radares que já estão à disposição”, completou Missano. 

Só o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS),  órgão delegado do Inmetro no Estado, recebeu em menos de um mês 148 denúncias de condutores que teriam sido multados irregularmente, o que levou à suspensão do funcionamento dos aparelhos em outubro do ano passado. A ouvidoria do MPE também recebeu registros semelhantes. 

Ao todo, existem 55 sensores de velocidade nas vias da capital sergipana.