Quase metade dos inscritos em SE falta à primeira prova do Enem 2020

Quase metade dos candidatos sergipanos faltou ao primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2020, conforme balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste domingo (17), os inscritos realizaram os exames de Ciências Humanas, Redação e Linguagens e Códigos.

O teste foi realizado em 34 municípios sergipanos, com 282 locais de prova e 3.342 salas. Em todo o estado, 40.156 candidatos não compareceram no primeiro dia do Enem, o que representa 46,2% dos 86.895 inscritos. O percentual de ausência é menor que a média do País. 

Em todo o Brasil, mais de 2 milhões de candidatos faltaram o exame, o que representa 51,5% do total de inscritos. Em 2019, por exemplo, os índices de ausência chegaram a pouco mais de 20% nos dois dias.

Foram eliminados 2.967 participantes por descumprirem regras gerais do edital. São consideradas infrações portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras determinações.

Reaplicação

A partir desta segunda-feira (18), o sistema do Inep será reaberto para solicitação de pessoas com sintomas ou diagnóstico de covid-19 que não puderem participar do segundo dia de aplicação. O prazo para o pedido vai até as 12h do próximo sábado, 23 de janeiro.

Participantes acometidos por doenças infectocontagiosas, previstas no edital, na véspera ou no dia da aplicação poderão apresentar exames e laudos médicos pela Página do Participante, entre 25 e 29 de janeiro. Mais de 10 mil inscritos já solicitaram participação na reaplicação em todo o país.