Prefeitura de Aracaju adquire novos Drones para fiscalização do Meio Ambiente

A Prefeitura de Aracaju adquiriu dois novos drones para auxílio nas fiscalizações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Os equipamentos, que irão fazer parte dos monitoramentos da pasta, foram comprados por meio de um convênio entre a capital sergipana e o Ministério da Justiça.

O convênio entre Aracaju e a Justiça prevê várias ações, dentre elas a aquisição dos drones. A Sema, que realizou treinamento de pilotos de drones em 2020, é a segunda secretaria municipal a comprar drones, depois da Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec).

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, afirmou que “a prefeitura apresentou uma proposta, a qual foi selecionada em uma competição nacional e nós firmamos o convênio de cooperação no final de 2019, para ser executado entre 2020 e 2021. Com o advento da pandemia, muitas das atividades foram postergadas e, a partir do segundo semestre do ano passado, começamos a recuperar o tempo”.

O objetivo da Sema é utilizar tais equipamentos “para a definição de áreas de restrição ambiental, no caso de novos empreendimentos, e reforço de fiscalizações a exemplo das realizadas nas ocupações em áreas de preservação ambiental”.