Polícia Civil alerta para crimes de clonagem de whatsapp em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe chamou a atenção para o crescimento dos casos de clonagem de whatsapp registrados no estado. Segundo a delegada Suirá Paim, da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), até este mês de novembro já foram registrados 128 boletins relacionados a esse tipo de ocorrência.

Se comparado o período de janeiro a junho de 2019 com este ano, há um aumento nos registros de 37 casos, sendo contabilizados 20 boletins em 2019 e 57 neste ano.

De acordo com a delegada, essa modalidade de crime é conhecida como “Perfil falso” ou “Simulado” e acontece quando o criminoso cria uma conta a partir de um número e, fazendo uso da fotografia da vítima, passa a enviar mensagens para familiares e amigos próximos à vítima, solicitando quantias em dinheiro por meio de depósito ou transferências bancárias.

“Esse golpe vem sendo disseminado em todo o Brasil, atingindo diversas categorias de profissionais. Observem que não se trata do sequestro de um whatsapp, mas da criação de um perfil fake a partir de dados coletados na internet”, afirmou Suirá Paim.

A Polícia Civil pede que as vítimas desse tipo de golpe registrem um boletim de ocorrência e enviem mensagem para todos os contatos comunicando a fraude. Além disso, é indicado que a vítima também reporte a ocorrência ao suporte do aplicativo.