Ocupação de leitos de UTI Covid-19 está acima de 70% em Sergipe

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com a covid-19 na rede de Saúde de Sergipe mantém-se em 72,8%, conforme o balanço mais recente da Secretaria estadual de Saúde. A rede inclui leitos de unidades privadas e públicas estaduais e regionais. 

Os hospitais sergipanos têm 309 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 166 em UTI. Desses, 112 estão na rede pública e 54 em hospitais particulares. O estado tem, atualmente, 228 leitos de UTI para covid-19, a maioria do SUS. 

Na rede pública, o Hospital São José e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes têm 100% das vagas ocupadas. Já no Hospital Governador João Alves Filho, o maior do estado, há pacientes em 81% dos leitos. Entre os oito hospitais particulares da rede, todos em Aracaju, três já operam com mais de 100% dos leitos ocupados. 

Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 55% na rede pública e 61,6% na rede privada.

Segundo a Secretaria, foram ampliados transitoriamente os leitos de UTI neonatal da MNSL para 20 leitos devido ao aumento de casos de infecção pelo SARS- CoV-2 entre os recém-nascidos  internados.