Novo IML de Sergipe em Socorro vai substituir atual sede em Aracaju

O estado de Sergipe possui apenas um Instituto Médico Legal (IML) para atender os 75 municípios sergipanos, que atualmente funciona na Rua Itabaiana, bairro São José, na região central de Aracaju. A construção da nova sede do IML em Nossa Senhora do Socorro já está em fase de finalizações, porém, quando for inaugurada, irá substituir o atual IML. Para a reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE) informou que não tem “capacidade operacional para manter duas unidades”.

A obra da nova sede do IML foi feita pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e está localizada na Avenida J, no Povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, próximo ao Presídio Feminino (Prefen) e a 15 km do centro da capital sergipana.

Realizada com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a nova sede tem investimento no valor de R$ 12.711.558,13 milhões e contém 2.500,00 m² de área construída em um terreno de 17.500,00 m².

À reportagem, o órgão explicou que após a inauguração do novo instituto, o atual IML funcionará como sede da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). “No momento da inauguração da nova sede, o prédio onde se encontra o IML será a sede da Cogerp, que sempre funcionou atrelada a um dos institutos por não ter estrutura própria. Além disso, infelizmente não temos capacidade operacional para manter duas unidades”, disse a SPP.

Segundo a pasta, a parte de infraestrutura está concluída. “Estamos agora na fase final do processo licitatório dos equipamentos e insumos. O objetivo é inaugurar a nova sede sem levar nada da sede antiga. Apenas os Recursos Humanos e documentos já digitalizados”.

Questionada se o novo instituto dificultará o acesso à população, devido a distância da capital, a SPP respondeu que o local foi escolhido por ser afastado dos grandes centros urbanos. “Existe a queixa constante da vizinhança em relação aos odores emanados principalmente devido à chegada de corpos em estado de putrefação e o terreno amplo também favorecerá estudos de campo voltados ao ensino e pesquisa”, informou.

Posto médico-legal
Com relação a descentralização do IML, com futuras construções em outros municípios estratégicos do interior de Sergipe, o órgão explicou que “a construção de PML (postos médico-legal) é um sonho antigo desta direção, que, no entanto, esbarra em limitação de recursos humanos, principalmente de peritos médico-legais”.

Nova estrutura
Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Sergipe, a nova estrutura aumentará o número de salas, consultórios e dependências, ampliando a capacidade no atendimento e diminuindo a espera das pessoas que buscam a instituição em situações muito delicadas. A previsão de conclusão total do novo IML está prevista para janeiro de 2021. “Está faltando apenas algumas correções e reparos, pequenos acabamentos, bem como da substituição da rede de energia por parte da Energisa, uma vez que a rede existente na localidade não comporta a carga de energia a ser utilizada pela nova sede”.

A nova estrutura será composta de dois prédios: um para atendimento a vivos e outro para exames em cadáveres, além de dependências essenciais, todos interligados por uma passarela elevada. Serão realizados exames de lesão corporal, violência sexual, DPVAT, cadavéricos, constatação de integridade física em custodiados, dentre outros serviços.

O primeiro prédio é composto por recepção, sala de necrópsia, laboratório, sala médica, geladeiras, incinerador, ossário, sala de podres, vestiários, copa, lavanderia, dormitórios para funcionários e três velatórios. Já o segundo, contará com recepção, salas para sexólogo, assistente social, odontologia, raios-X, reuniões, arquivo informativo, copa, administração, secretaria, diretoria, coordenadoria, sanitários, além de quatro salas médicas e mais quatro de espera.