Justiça Eleitoral suspende diplomação de dois vereadores eleitos em Aracaju

Uma decisão liminar da 1ª Zona Eleitoral de Aracaju suspendeu a diplomação dos vereadores eleitos, Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, ambos do PSC. Nas representações, acolhidas pela Justiça Eleitoral, o partido é acusado de ter lançado candidaturas fictícias no pleito deste ano.

Segundo a denúncia, o Diretório Municipal do PSC teria registrado quatro candidaturas de mulheres com o objetivo de atender a cota de gênero, mas três das candidatas não obtiveram votos. “Ou seja, sequer votaram nelas mesmas”, afirmam as representações dos candidatos a vereador Elber Batalha (PSB) e Camilo Feitosa (PT), argumentando também que três das quatro candidaturas tiveram o registro indeferido, não foram substituídas pela agremiação e sequer fizeram campanha. 

Ao todo, a sigla apresentou 28 candidaturas na eleição proporcional deste ano na capital. A representação pede a anulação de todos os votos obtidos pelo partido e um novo cálculo do quociente eleitoral. 

O Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC) de Aracaju, informou que foi notificado oficialmente sobre a decisão judicial da juíza da 1ª Zona Eleitoral de Sergipe, na manhã desta segunda-feira (14) e que já está trabalhando através de sua assessoria jurídica, "buscando todas as medidas cabíveis para reestabelecer o direito dos vereadores, eleitos democraticamente pela população aracajuana, à diplomação e posse para que possam exercer seus mandatos".

A cerimônia de diplomação dos eleitos em Aracaju será realizada no dia 17 de dezembro, no teatro Tobias Barreto, com início às 17h. Em virtude das restrições impostas pela pandemia, o evento não será aberto ao público. Somente terão acesso ao local os 24 vereadores eleitos, o prefeito e vice eleitos, seus respectivos convidados e algumas autoridades.