Ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, morre aos 79 anos

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (25) o ex-governador de Sergipe, João Alves Filho. A informação foi confirmada pela filha do político, Ana Alves, pelas redes sociais. Ele estava internado em um hospital particular de Brasília. 

João Alves Filho sofreu uma parada cardíaca na quarta-feira (18) e recebeu os primeiros atendimentos ainda no apartamento em que morava com a senadora Maria do Carmo Alves.

Ele acumulava um quadro avançado de Alzheimer, para o qual já recebia cuidados intensivos, em formato home care. O ex-governador deu entrada no Hospital Sírio Libanês apresentando um quadro de infecção pulmonar, que motivou a testagem para Covid-19.

O resultado positivo para Covid foi conhecido na sexta-feira (20), pouco depois da visita realizada pela família. A hipótese aceita pela família é que o ex-governador tenha sido contaminado em casa.

Em 2019, João Alves já havia sido internado mais de uma vez por problemas de saúde.

Legado

Formado em engenharia civil, João Alves Filho governou Sergipe por três mandatos. O primeiro de 1983 a 1987, o segundo de 1991 a 1994 e o último de 2003 a 2006. Na última década, foi eleito prefeito de Aracaju, em 2012, exercendo a função até 2013. O político de 79 anos teve a carreira marcada pelo envolvimento com os desafios da Região Nordeste e com a transposição do rio São Francisco.

O aracajuano João Chapéu de Couro, como era popularmente conhecido, também foi ministro do Interior do Brasil de 1987 a 1990, quando o cargo criado em 1967 foi extinto para ser substituído pela a Secretaria de Desenvolvimento Regional, instalada na estrutura administrativa da Presidência da República.