Emdagro/SE alerta para perigo em abrir pacotes com sementes vindos do exterior

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) emitiu alerta de perigo para o recebimento de pacotes, através dos Correios, contendo sementes não solicitadas que tenham como origem o exterior. Em caso de recebimento, o cidadão deve procurar, imediatamente, o serviço de defesa vegetal da empresa.

“O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente. Da mesma forma, a orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Mapa ou a Emdagro para agendar o recolhimento do material”, alertou a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Não há penalidade para quem recebeu as sementes, mas é importante que seja informado imediatamente aos órgãos. “É importante também que o cidadão relate se foi ele quem realizou a compra, se recebeu de remetente desconhecido ou se a remessa veio junto com outra compra realizada em site do exterior”, disse a diretora.

Há pelo menos duas semanas, a ação vem sendo registrada no país para o perigo da introdução de pragas e doenças que não existam no estado ou já foram erradicadas. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (79) 3205-4900 e Whatsapp (79) 3234-2608.