Distribuição e vacinação contra covid-19 começou nesta terça em Sergipe

A distribuição e vacinação contra a covid-19 aos municípios sergipanos já começaram nesta terça-feira (19), em profissionais de saúde, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada. Nessa primeira fase, serão imunizadas 23.272 pessoas do grupo prioritário. A vacinação em Sergipe iniciou às 8h, pelos profissionais de saúde do Hospital de Urgências João Alves Filho, que atuam na linha de frente no combate à doença.

Com total de 48.360 doses da Coronavac, a primeira remessa das vacinas será para assegurar as duas doses para a população a ser imunizada na primeira fase da vacinação. Dos grupos prioritários a ser vacinados nesta segunda fase, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 22.760 trabalhadores da saúde, 240 idosos com 60 anos e institucionalizados, 22 pessoas com deficiência institucionalizadas e 50 indígenas aldeados do município de Porto da Folha.

Para os locais mais distantes, da região de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano, a distribuição vai contar com o apoio do helicóptero do GTA da SSP/SE. Para as outras cidades, a distribuição se dará via terrestre em caminhões refrigerados.

As doses começaram a ser distribuídas pelos municípios das Regiões de Saúde de Aracaju: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão; e Regiões de Nossa Senhora do Socorro: Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário, Santo Amaro e Siriri.

Enquanto 20 municípios deverão retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), outros deverão retirá-las na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (Ceadi) da Secretaria.

Aracaju
Das doses enviadas para Sergipe, 21.878 serão destinadas para a capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju também iniciou a vacinação nesta terça-feira (19). De acordo com o Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), devem receber a primeira dose da vacina, nesta semana, 10.939 mil aracajuanos, entre trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, e idosos que residem em asilos ou abrigos. Estas mesmas pessoas receberão a segunda dose do imunizante de 21 a 28 dias depois.

Após a vacina no Hospital João Alves, a Prefeitura iniciará o plano de vacinação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, na zona Sul da capital.