DAGV de São Cristóvão deverá ser inaugurada em março

A primeira Delegacia de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, deverá ser inaugurada em março deste ano, com funcionamento no bairro Eduardo Gomes, anexo às instalações da 6ª Delegacia Metropolitana (6ª DM). A delegacia prestará serviços à população vulnerável, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos, deficientes, população LGBTQIA+, população negra e vítimas de intolerância religiosa.

De acordo com a prefeitura de São Cristóvão, o prédio passou por reformas e readequações para atender às novas demandas de atendimento aos grupos vulneráveis.

Equipes da prefeitura vem realizando diversas reuniões junto com a equipe de segurança pública para discussão da implantação da DAGV, e nesta terça-feira (23), se reuniram com os representantes das secretarias envolvidas para discutir o andamento do projeto.

Segundo a delegada Ana Carolina Machado, coordenadora geral do programa de mediação de conflitos da Polícia Civil, a reunião serviu para discutir “sobre a atribuição de cada instituição e de cada órgão da prefeitura, estreitar laços, para podermos construir uma rota favorável para as vítimas de violência doméstica familiar e todos os grupos vulneráveis”, afirmou.

“Esse diálogo próximo com os profissionais que vão ficar à frente dessa delegacia é de extrema importância, pois isso envolve a rede e toda essa construção de avançar no nível de acolhimento às pessoas, principalmente a mulher vítima de violência. Além disso, o município vem se comprometendo ativamente em construir todos os fluxos e protocolos para melhorar o atendimento às pessoas vítimas de violência”, disse Lucianne Rocha, secretária Municipal de Assistência Social e do Trabalho do município de São Cristóvão (Semast).

Uma das propostas discutidas na reunião foi a possível implantação da Patrulha Maria da Penha em São Cristóvão.