Conselheiros e Conselheiras do Instituto da Advocacia de Sergipe são empossados, em sessão solene, para mandato de 2021 a 2024 

Na noite desta quarta-feira, 29, a diretoria do Instituto da Advocacia de Sergipe (IASE) deu posse aos Conselheiros e Conselheiras para o mandato de 2021 a 2024. Em razão da pandemia, a solenidade aconteceu de forma virtual  e contou com a presença de autoridades, advogados, advogadas e convidados dos empossados. 

O Instituto, presidido pelo advogado Sandro Mezzarano, congrega bacharéis em Direito com o objetivo de difundir o conhecimento jurídico, cultuar a Justiça, além de fazer a defesa permanente do Estado Democrático de Direito e de seus princípios fundamentais. 

“Confesso que esse é um projeto que me inspirou e dividi com duas pessoas próximas, Kim e Vitor, e juntos resolvemos desbravar esse ambiente e convidamos quatro colegas que entendíamos que seriam extremamente importantes para compor o nosso IASE. Essas sete pessoas se uniram em torno de um sonho que passou a ser coletivo e, a partir daí, fundamos o IASE. O IASE tem como essência embrionária permitir que o mundo jurídico conheça uma nova safra, novas pessoas que continuam produzindo e ensinando as pessoas a estudarem o Direito em Sergipe. A ideia do IASE é trazer essa pluralidade de debates que serão feitos em nossas comissões por qualquer bacharel em Direito. Essa noite ficará guardada na minha memória para sempre”, disse o presidente do IASE, Sandro Mezzarano. 

Na condição de representante do Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Sanches deu os parabéns aos empossados. 

“É um privilégio participar desse momento. Vivemos um momento histórico, onde a advocacia tem papel fundamental na manutenção da democracia nacional. Renovo o compromisso da paridade de compromissos, da nossa cumplicidade em termos de melhorias do estudo do Direito, o Estado democrático e assegurar isso seja mantido e que não haja abalo desde 1988. A nossa voz é a voz do estudo do Direito nacional e parabenizo enormemente o Instituto da Advocacia de Sergipe, vida longa!”, pontuou. 

Quem também ressaltou a importância deste momento para a Advocacia sergipana foi o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Des. Edson Ulisses de Melo. 

“O IAB tem se posicionado de forma intimorata em defesa desse Estado Democrático de Direito. Trago os efusivos parabéns do Poder Judiciário sergipano. No TJ tenho travado lutas calorosas na valorização dos honorários advocatícios e dos advogados. Essa é a trajetória de um advogado que permanece advogado, embora emprestado ao Tribunal de Justiça de Sergipe. Fico um pouco enciumado do Dr. Mezzarano, porque muitas vezes fui chamado a criar um instituto dessa magnitude, mas não tive a oportunidade. A advocacia continua sendo o grande baluarte da advocacia e da democracia”, enfatizou o presidente do TJ/SE. 

Representando o Ministério Público de Sergipe (MP/SE), o Procurador de Justiça Ernesto Melo também usou a fala. “Quero trazer as felicitações do Ministério Público e augurar pleno êxito na jornada que se inicia. Costumo dizer que o Direito é a caixa de ressonância para atender aos reclames da sociedade. Meus parabéns ao nosso IASE de Sergipe”. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, se fez presente e saudou a diretoria e os conselheiros do IASE. “Satisfação imensa. Quero saudar o presidente do IASE, Sandro Mezzarano e os ex-presidentes da OAB. O IASE só vai engrandecer o estudo do Direito e o mundo jurídico do Estado de Sergipe. Parabéns e vida longa ao IASE”, disse. 

Em seguida foi a vez do ex-presidente nacional da OAB, o advogado sergipano Cezar Britto, fazer uso da palavra.
“Pedi para falar porque o Direito não protege os que dormem e os advogados não devem esperar para exercer a sua fala. Sou muito grato ao Instituto dos Advogados do Brasil por ter, ainda no império, sob a presidência de Montezuma, ter criado um instituto com a finalidade de criar a própria OAB. O Instituto é o nosso pai e temos que agradecer a esse pai por ter nos criado. Essa história que nos faz história e temos que sempre agradecer esse papel do instituto. Ele permanece como um bom pai e como uma boa mãe a nos iluminar. Ao criar o Instituto, Sandro traz para nós a certeza de que continuaremos agradecendo à Advocacia através do seu papel. Temos que agradecer aos homens e mulheres que ousam e hoje estou diante de homens e mulheres que ousam”, reforçou Cezar. 

Por fim, em nome dos  empossados, a Conselheira Manuela Vergne falou sobre a emoção em fazer parte da primeira composição do IASE. 

“É indiscutível a emoção deste momento. Minha emoção se agiganta e não há palavra que possa explicar quão honrosa é a missão que me foi confiada. Ele tem como objetivo, não declarado em seu estatuto, o de preservar a memória de juristas que se destacam em território brasileiro. É muito importante a gente entender que possuímos grandes profissionais e o instituto vem para isso, ele surge com a ideia de podermos construir e deixar fixado na memória da população sergipana o nome de cada jurista que está aqui presente e daqueles que amanhã farão parte. Podemos resumir tudo isso em uma única palavra: realização. Falar disso é sentir uma enorme satisfação em fazer parte de um instituto que tem por finalidade o estudo do Direito”, finalizou Manuela. 

Foram empossados: Alberto Hora Mendonça Filho; Aline Menezes de Souza; América Cardoso Barreto Lima Nejaim; Bárbara de Guadalupy Toledo souto Vieira; Carlos Henrique Magalhães De Melo Filho; Daniel Ighor Leite Mota; Fernanda Gurgel Raposo; Jessica Costa Prata; José Osmário de Araújo Santos Filho; Manuella Maria Vergne Cardoso; Maria da Glória Teles Farias; Thiago José de Carvalho Oliveira e Vanessa de Castro Dória Melo.