Comitê técnico-científico de Sergipe afasta possibilidade de lockdown

Na tarde desta quinta-feira (7) o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) vai se reunir com o governador Belivaldo Chagas para debater a situação epidemiológica da Covid-19 em Sergipe. O superintendente especial de planejamento do estado, Marcel Resende, afastou a possiblidade de um fechamento total neste momento.

"Todos os assuntos serão debatidos na reunião. Todos os rumores de fechamento, lockdown, nada disso está nos nossos horizonte nesse momento. Sempre é possível o endurecimento de alguma medida que foi tomada. Durante as festas de fim de ano foram reduzida a ocupação dos bares e restaurantes. Não serão tomadas medidas drásticas, isso não existe", disse.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), que acompanha a situação do vírus no estado, divulgou uma projeção de novo pico da doença entre março e abril. O superintendente mostrou preocupação com o aumento de casos, mas disse que o estado está melhor preparado para lidar com o vírus.

"Realmente são projeções preocupantes. Tivemos dois meses de piora da pandemia, mas ainda estamos muito longe do pico da pandemia que tivemos em julho. Os profissionais estão mais bem preparados, o sistema de saúde está mais em preparado", explicou.

Sergipe registra, até o momento, 117.818 casos e 2.532 óbitos desde o início da pandemia. Marcel diz que o comitê deve continuar se reunindo com frequência em 2021 e pede ajuda da população para evitar a disseminação do vírus.

"A tendência de manter as reunIões a cada 15 dias a gente vai se reunir e vai continuar se reunindo periodicamente em 2021. Quanto mais a população puder evitar aglomerações desnecessárias, usar máscara, lavar as mãos, tudo isso ajuda na prevenção. As pessoas estão cansadas, querem voltar a sua vida normal, mas é preciso ter calma", completou o superintendente.