Candidatos à prefeitura de Aracaju falam sobre proposta para melhorar a educação no município

G1 iniciou, neste domingo (25), uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Aracaju nas eleições 2020. Dentre as perguntas enviadas aos candidatos, uma está relacionada à educação: “Como pretende ofertar uma melhor qualidade de ensino para os alunos da rede municipal?”

Os candidatos tiveram até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas de cada um deles. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:

Alexis Pedrão (PSOL)

O candidato defende mais investimentos na educação pública para construção de creches com horário estendido, melhoria na estrutura física de escolas, além de realização de concurso público, valorização do plano de carreira dos professores, reajuste do piso salarial, além do debate de gênero e orientação sexual.

Almeida Lima (PRTB)

O candidato afirma que a qualidade da educação depende de boas condições estruturais da escola, da valorização do professor, da disciplina e da pedagogia que prepare o estudante para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. Almeida promete implantar em Aracaju a Escola Cívico-Militar.

Delegada Danielle (Cidadania)

A candidata explicou que seu plano de educação está baseado em quatro pilares: gestão moderna e inovadora; valorização e qualificação dos profissionais de educação; renovação das estruturas das unidades escolares e acompanhamento do aluno com equipe multidiciplinar. Danielle ainda fala sobre ampliar o número de vagas.

Delegado Paulo Márcio (DC)

O candidato defende a oferta de internet gratuita e kit básico de informática a todos os alunos da rede municipal de ensino, garantindo assim o ensino à distância, bem como o desenvolvimento de habilidades na área de informática.

Edvaldo (PDT)

O candidato apresenta os projetos da educação realizados em sua gestão como prefeito de Aracaju. Ele explica que nesse período houve implantação de matrícula on-line; reforma e construção de novas escolas e acesso à internet para 62 escolas da rede municipal. Edvaldo também informou que está sendo construída a primeira escola em tempo integral de Aracaju.

Georlize (DEM)

A proposta da candidata é ofertar educação de qualidade incentivando e qualificando os professores, pagando o piso nacional e envolvendo a comunidade escolar nas discussões sobre educação. A candidata afirma que é preciso aumentar o financiamento público da educação para investir em construção de creches e escolas públicas, ensino integral e valorização dos professores, com garantia de pagamento do piso salarial e reajuste anual, e controle desse plano pelo conselho popular.

Juraci Nunes (PMB)

O candidato afirma que vai apoiar as causas e demandas dos professores. Ele se compromete a oferecer uma alimentação dentro do padrão de qualidade na merenda escolar, melhorar a infraestrutura das escolas e investir em equipamentos de informática e internet para os alunos.

Lúcio Flávio (Avante)

O candidato promete implantar a Escola Cívico-Militar em Aracaju, além de inserir no currículo escolar, disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social Política e Brasileira, Música e Educação Física.

Márcio Macêdo (PT)

O candidato aposta numa educação de qualidade em Aracaju que passe pela atualização do piso salarial dos professores, instalação de internet em todas as escolas e atenção especial à primeira infância, com construção e melhoria de creches e pré-escolas.

Rodrigo Valadares (PTB)

O candidato promete criar um sistema misto que garante que estudantes de todas as classes possam estudar com igualdade através da criação de escolas públicas de excelência e do pagamento de escolas particulares para os alunos que não conseguirem vagas na rede municipal.