Belivaldo afirma que Sergipe vai aderir ao Plano Nacional de Imunização

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio Governador Augusto Franco, nesta terça (15) em Aracaju, o governador Belivaldo Chagas disse que a posição do governo estadual no que se refere ao plano de imunização contra o novo coronavírus será o de aderir ao Plano Nacional de imunização elaborado pelo Governo Federal. 

“O coordenador nacional sempre deve ser o Ministério da Saúde. É via SUS que a vacinação deverá acontecer no Brasil. Está previsto o anúncio do plano nacional para amanhã (16), às 10h, fui convidado, mas não sei se estarei presente. Se for transmitido por videoconferência, participarei. Conhecendo o plano nacional de imunização saberemos como agir”, falou o chefe do poder executivo após a oitava Reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). 

De acordo com Belivaldo, é o Governo Federal quem deverá dar as diretrizes do processo de compra das vacinas e a organização do planejamento de imunização, sendo assim, o governo do Estado não deverá articular nenhuma ação fora do acordado com a União. “Nós somos dois milhões e duzentos mil habitantes e irei precisar de quatro milhões de doses, a um custo de 10 dólares. Esses recursos têm que vir do governo federal e ele ainda não estabeleceu o critério para isso. O Plano Nacional de Imunização, tem o lançamento oficial previsto para amanhã, vamos ver o que é que vem de Brasília para que a gente, efetivamente, possa entrar na logística, na campanha e ver de que forma isso vai acontecer nacionalmente”, afirmou. 

O governador de Sergipe ressaltou que mesmo com a vacinação acontecendo em 2021, as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso de máscara ao sair de casa, continuam sendo as formas mais eficazes de combate ao vírus nesse momento. 

"Não é momento de discutir vacina. A vacina vai acontecer, mas não é por isso que vai liberar geral. Um país como o nosso, de 220 milhões de habitantes, não consegue se vacinar de um dia para noite. Se começar em janeiro e tudo ocorrer bem, a gente deve concluir em junho de 2021. E daqui para lá, como vão ficar os que não receberam a vacina? Quantos ainda morrerão? A vacina mais importante do momento é o distanciamento e evitar aglomerações”, salientou Belivaldo. 

Covid-19 em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na última segunda-feira (14) o boletim epidemiológico do novo coronavírus, com 602 casos e cinco novos óbitos. Em Sergipe, 99.753 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 e 2.370 morreram. Todos os cinco óbitos estavam em investigação e foram confirmados. Até o momento, 87.671 pacientes foram curados.