Alese aprova indicação à SSP para concurso de Perito Oficial

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta terça-feira, 15, uma indicação de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) direcionada ao secretário da Segurança Pública de Sergipe (SSP), João Eloy, solicitando a realização de concurso público para o cargo de Perito Oficial no estado. O objetivo é suprir o déficit desses profissionais para melhorar o andamento dos trabalhos investigativos de combate ao crime em Sergipe.

De acordo com o Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado de Sergipe (Sinpose),atualmente o Estado dispõe de 58 Oficiais, que ocupam as carreiras de perito médico legista, perito criminal e perito odontolegista.

"Como se já não bastasse o baixo efetivo para a demanda da população, há ainda o fato de Sergipe possuir índices alarmantes de violência, o que reforça a necessidade e pressa para contratação de novos peritos. Só para se ter uma ideia, a ONU [Organização das Nações Unidas] estabelece como necessário um perito criminal para um grupo de cinco mil habitantes, número bem inferior ao encontrado aqui em Sergipe, que é de um perito para um grupo de 40 mil habitantes. Por isso apresentamos essa indicação ao secretário João Eloy e esperamos que o Governo do Estado possa proceder com a realização do concurso público", explica Kitty Lima.

Em 20 de agosto, o Governo do Estado anunciou a realização do concurso público para Polícia Civil de Sergipe, disponibilizando cargos para agentes e escrivãos, mas deixando de fora vagas para o cargo de Perito Oficial. Em Sergipe, a categoria atua em três institutos gerido pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp): Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Análise e Pesquisa Forense (IAPF). O último concurso ocorreu em 2014 e não supriu a necessidade que existe no estado.