Surto de Covid-19 no Seminário Maior é confirmado pela Cúria Metropolitana

Um possível surto de Covid-19 entre padres e seminaristas que residem e estudam no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, foi confirmado pela Cúria Metropolitana de Aracaju. A redação recebeu a informação neste domingo (18) de que 13 seminaristas e três padres formadores testaram positivo para a infecção provocada pelo Novo Coronavírus.

Ainda de acordo com a informação, entre os sarcedotes estão um reitor, um diretor acadêmico e um vice-reitor. A fonte pediu para não ser identificada, mas, conforme denunciou, os padres não estão "guardando a quarentena e estão até saindo para celebrar" - o que a Cúria Metropolitana negou ao portal.

O seminário tem cerca de 60 jovens seminaristas que lá residem. "Há duas semanas eles estavam com seus familiares, em suas casas, mas os bispos das três Dioceses obrigaram que eles voltassem para o seminário, para voltar às aulas presenciais", diz a fonte.

Segundo o denunciante, a única medida tomada foi separar os que testaram positivo dos outros. "Os que testaram positivo estão nos quartos do térreo, os outros na parte superior, em quarentena. O que não adianta, já que os que estão contaminados são responsáveis por cuidar do prédio, fazer a própria comida, tirar serviço na guarita, além de outros serviços.  Dessa forma o vírus vai circular e atingir os demais. Isto é insensibilidade dos diretores", afirmou ao portal.

Diante da denúncia, a Redação entrou em contato com a Cúria Metropolitana que confirmou a contaminação entre internos e padres do seminário. Mas negou a informação de que nada tem sido feito e que padres estariam saindo para celebrar missas.

Segundo a assessoria, os três padres e os seminaristas infectados estão assintomáticos e recebendo acompanhamento de um médico. Eles estão isolados e cumprindo a quarentena, afirma a Cúria.