Seis em cada 100 pessoas do grupo prioritário já foram vacinadas em Sergipe

Um mês após o início da campanha de vacinação contra covid-19, quase 43 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose do imunizante em Sergipe. O número equivale a cerca de 6,2% do total de pessoas do grupo prioritário definido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A média diária de vacinados é de 1,2 mil e, caso o Estado mantenha o ritmo atual, a aplicação dos imunizantes na população considerada preferencial deve ser concluída apenas em maio de 2022. Atualmente, a campanha está na fase de vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 90 anos, indígenas e idosos em instituições de acolhimento.  
Na semana passada, Secretarias da Saúde de todo o país receberam a previsão da chegada de novo lote no dia 23 de fevereiro, próxima terça-feira. Agora, porém, a SES-SE já não confirma o repasse de mais imunizantes ao Estado pelo Ministério da Saúde porque recebeu a orientação para desconsiderar o cronograma apresentado na sexta-feira (19).

Ao portal Metrópoles, o Ministério da Saúde disse nesse domingo (21) não ter um posicionamento em relação à data de envio das vacinas e do quantitativo previsto para os estados.
A vacina CoronaVac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Por conta disso, metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. O Ministério da Saúde, planeja, contudo, recomendar que os estados não façam a reserva da segunda dose. A SES aguarda posicionamento oficial da pasta. 
Sergipe começou a vacinação contra o novo coronavírus no dia 19 de janeiro e, até agora, recebeu três remessas de vacinas, correspondendo a três lotes da Coronavac e um da Oxford, totalizando 100.400 doses.