Prosaúde presta apoio no resgate de vítimas do incêndio no Hospital Nestor Piva

A Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Nestor Piva foi acometida por um incêndio na manhã desta sexta-feira (28/05). Concentrado na ala Covid-19, levando muitos pacientes a serem transferidos a outras unidades. Destes, muitos precisaram de suporte médico no processo de realocação; além disso, acompanhantes e outras pessoas presentes também apresentaram mal-estar, especialmente pela inalação da fumaça. 

Nesse contexto, a atuação de profissionais de pronto-socorro e o transporte de pacientes para outras instituições têm sido extremamente necessário. Por isso, o Gerente de Inteligência Competitiva – Romário Passos, do Grupo PROVIDA (Constat e ProSaúde), que foi acionado pela superintendência do SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde -SMS, não mediu esforços ao direcionar a PROSAÚDE para a prestação do atendimento aos atingidos. 

De imediato a coordenação orientou as equipes, que já se encontravam no plantão, a darem continuidade em suas viaturas, sendo também comunicado aos demais colaboradores e prestadores, sobre o incidente. 

“Mantive contato com o Núcleo Interno de Regulação - NIR dos hospitais, ajudando na montagem das viaturas, direcionando equipes, passando informações solicitadas pelas superintendências do SAMU e SMS”, relatou Jéssica Chaves, coordenadora da Central de Remoções. 

Todos profissionais empenhados e bastante comovidos com a situação, fizeram o possível para ajudar os pacientes, profissionais e demais pessoas. Os Técnicos Allan Maicon e Mariangela Santos estiveram presentes no atendimento e relataram presenciar um cenário de “guerra”. “Sou técnico da ProSaúde, mesmo estando de folga, me disponibilizei a ajudar”, pontuou Alan Maicon.

Cerca de cinco equipes com ambulâncias foram montadas para prestar o socorro, sendo uma de Suporte Avançado com o médico Dr. André Cardoso, um Suporte Intermediário de Vida com enfermeiro a frente e três ambulâncias de Suporte Básico com técnicos de enfermagem. Além disso, na central, a reguladora Selma Andrade foi peça fundamental para manter a ordem e eficiência, por meio de orientações as equipes. 

Apesar da gravidade do cenário, a Central de Remoções continuou com o seu serviço programado aos clientes com remoções agendadas, sendo mantida equipes de suporte básico na base. 

Como forma de agradecer a toda a equipe PROSAÚDE o setor de Marketing e o Gente e Gestão organizaram uma recepção para esses guerreiros que com todo amor e bravura se dedicaram ao máximo para o resgate. A diretora Ivana Torres prestou seus sinceros agradecimentos e relatou o quanto é lindo ver a união de todos em momentos como esses.

Todo esse empenho dedicado é reflexo da motivação que cada colaborador e prestador tem ao fazer parte da empresa, oferecer o melhor cuidado. A Prosaúde estende seu pesar e sua solidariedade a todas as vítimas e suas famílias, e reconhece a união de forças de múltiplos grupos no local para salvar e cuidar de vidas.