Com 91% da população vacinada, Aracaju inicia aplicação da 4ª dose para idosos 70+

A campanha de imunização dos aracajuanos contra a covid-19 passa por uma fase de consolidação, principalmente com o início da aplicação da quarta dose em idosos com 70 anos de idade ou mais, que completaram o intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

Com isso, o cronograma de vacinação na capital, coordenado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue avançando diariamente. Até esta segunda-feira, 4, já são 569.465 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que equivale a 91,15% da população vacinável, dos quais 509.335 completaram o ciclo vacinal de duas doses, o que representa 81,53%.

"Iniciamos hoje a campanha de segunda dose de reforço contra covid em idosos a partir de 70 anos. É importante receber a segunda dose de reforço para manter a imunidade e continuarmos avançando no combate à pandemia. Assim que recebermos mais doses, iremos diminuindo as idades. Por enquanto, estamos trabalhando com o estoque disponível, que corresponde aos dez mil idosos nessa faixa", destaca a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza.

Locais
A vacina está sendo aplicada de segunda a sexta-feira, em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos três shoppings da capital e no drive-thru da Sementeira. As salas de vacina das UBSs funcionam no horário das 8h às 16h; a dos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins ficam abertas das 8h às 17h; e o drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

o aposentado João Gonçalves Lima, de 82 anos, procurou a UBS Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo, para tomar a quarta dose do imunizante. "Acho importante tomar a quarta dose, porque evita essa doença. Além disso, é mais uma segurança para mim e para todos os meus familiares e para todos nós. Espero que isso acabe logo", afirmou João.
 
Andreia de Jesus Santos, 41, também esteve na UBS Fernando Sampaio, nesta semana, para receber a terceira dose e fez questão de enaltecer a campanha de imunização. "Está tudo bem organizado. É bom completar o esquema vacinal para não acontecer certas coisas sobre essa doença. Seria bom que todos viessem fazer o mesmo", destacou.

Na UBS Ávila Nabuco, no bairro Luzia, Paulo Poderoso Filho, 54, completou seu esquema vacinal. "Até agora está tudo bem comigo, não tive nada e se tiver a décima dose eu vou tomar. Por enquanto, está dando tudo certo, graças a Deus", observou.
 
A aposentada Marilene Araújo, 80, fez questão de acordar cedo para tomar a quarta dose na UBS Ávila Nabuco. "É importantíssimo, meu filho, receber essa vacina, porque eu e meus filhos ficamos prevenidos e podemos ficar perto uns dos outros. Fico mais tranquila. Por isso é muito importante vir tomar a vacina", colocou.
 
Wedley Santos Araújo, 11 anos, foi à UBS Ávila Nabuco acompanhado da tia, Iris Conceição Santos, para tomar a segunda dose. "Foi bem rápido e não doeu", disse o garoto. "É importante tomar sim, porque ele é criança e corre o risco como todos os outros", salientou a tia.

Fonte: Ascom/PMA