Vereador ameaça secretária em tribuna da Câmara: “Eu bato em você como bato em moleque”

Uma reunião plenária na Câmara de vereadores de Canindé de São Francisco acabou virando palco de apologia e incitação à violência contra a mulher no último dia 15 de março. Em plena sessão, o vereador José Antônio dos Santos Silva, mais conhecido como “Zé Caloi”, expressou verbalmente que poderia bater na secretária de saúde do município, Rosacy Silva.

“Eu não sou empregado seu nem de ninguém não, sou empregado do povo. No dia que eu ligar e você desligar o telefone e não me atender eu bato em você como bato em moleque. O seu funcionário ligou para mim e disse que o hospital depois das 18h não liberava os pacientes, que papo furado, história de gente que não tem o que fazer”, disse o parlamentar na Câmara.

A equipe do Fan F1 entrou em contato com a secretária Rosacy Silva, que interpretou a ação do vereador como um ato “bem machista e agressivo”.

“Eu fui pega de surpresa, tenho um diálogo com todos os legisladores, pois entendo que temos que fazer uma gestão de forma democrática ouvindo a população e o parlamento. A fala dele é referente a uma coisa que eu não fiz. Eu não consigo encontrar algo figurado para o termo bater em mim como se fosse um moleque, isso diante de tantas questões que a gente trava sobre a violência à mulher e vulneráveis”, disse a secretária. 

Segundo o relato da servidora, o motivo do ataque seria um descontentamento do vereador diante da indisponibilidade de uma ambulância para fazer o transporte de um paciente.

“Ele ficou chateado porque ligou para o hospital para pedir um carro para um paciente de alta, só que no momento que ele ligou o servidor que atendeu teve que fazer escolhas, entre uma gestante em pré-eclâmpsia, um acidentado e o paciente que o vereador queria. Ele não tinha paciência, queria que fosse na hora dele, e resolveu ir para a Câmara atacar tudo. Nas outras falas dele ele diz que eu só assino papel, só sirvo para ser dentista e que o meu marido que manda em mim. Sempre tentando usar técnicas extremamente machistas. Não consigo deixar de pensar que incomoda ter uma mulher que se posiciona e não se deixa ser manipulada”, completou Rosacy.

O Diretório do Partido dos Trabalhadores de Canindé de São Francisco entrou com uma moção em repúdio à ação do vereador, classificando o comportamento como machista e misógino.

“O Diretório do Partido dos Trabalhadores desta municipalidade repudia tal comportamento, incompatível com um petista, ao tempo que presta solidariedade a todas as mulheres, crianças e adolescentes que se sentiram atingidas pelas falas violentas, misóginas e machistas do vereador…exige a retratação pública imediata do parlamentar, ao tempo em que informa que os fatos em questão serão apurados, respeitando o processo legal”, foi exposto no documento.

Fonte: FanF1