“Sou uma mulher séria, não estou aqui para brincadeira”, diz Danielle Garcia

A candidata a prefeita de Aracaju, Delegada Danielle Garcia 23 (Cidadania), concedeu entrevista, na manhã desta quinta-feira (22), ao jornalista Narcizo Machado na rádio Fan FM, e afirmou que fará uma nova gestão, voltada para as pessoas da cidade.

“Sou uma mulher séria e trabalhadora, não estou aqui para brincadeira. Considero nossa campanha muito positiva, a gente está muito bem nas pesquisas internas e a eleição está polarizada. Esta é a primeira vez que disputo uma eleição e a receptividade das pessoas é muito boa, elas acenam e correm para falar comigo, é só alegria. Por isso, começamos bem sim”, comemorou.

A delegada respondeu quais fatores a motivaram a entrar na disputa deste ano. “Um dos motivos foi a indignação na época que pertencia ao Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEOTAP), onde eu estava fazendo um trabalho certo, cumprindo a lei, exerci minha função como delegada e a corrupção me tirou”, lembrou.

Para Danielle, a Prefeitura de Aracaju tem sido omissa em relação aos serviços básicos. “Tenho visto toda a indignação da população com a péssima qualidade dos serviços públicos, vários locais sem esgoto, diversos problemas na saúde, na educação. Eu trago minha inquietude e experiência para a política, acredito que isso é bom para o futuro de Aracaju”, detalhou.

Gestão

Ainda sobre o Plano de Governo, a candidata destacou a criação de comitês estratégicos. “Serão quatro comitês estratégicos formados para resolver os diversos problemas da cidade. Estes comitês serão interligados às secretarias, sempre focando na transversalidade de todas as atuações. Instituiremos uma governança participativa, criando oito subprefeituras e contemplando cada região da cidade. Dessa forma, teremos uma atuação mais presente na execução dos serviços básicos”.

Outra preocupação da delegada Danielle é em relação ao custo dos cargos comissionados. “Faremos uma grande avaliação do trabalho realizado pelos servidores comissionados que hoje custam R$ 85 milhões por ano. Depois da avaliação vamos decidir se realmente é necessária essa quantidade”, explicou.

Educação e Saúde

Na área da educação, Danielle lembrou que “o ensino municipal de Aracaju tem a pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil. A gente vem passando vergonha há muito tempo. O município não consegue alcançar a própria meta. Faremos uma reformulação geral, não só da grade curricular, mas da gestão. A escola deve ser um atrativo, precisamos fazer o aluno se interessar pelas aulas”, salientou.

Questionada sobre o que entende para a área da saúde pública, a candidata foi firme. “A saúde pública de Aracaju representa outro caos generalizado, e não foi na pandemia que nós fomos para a UTI. Iremos zerar a fila de exames em até três meses, nossos estudos confirmam que é possível. Faremos o Centro de Diagnóstico por Imagem para realizar exames e entregar o resultado em até 48 horas. Criaremos ainda o Centro de Referência da Mulher e da Primeira Infância, que será instalado dentro da Maternidade do Bairro 17 de Março, que concluiremos a obra”, enfatizou.

Finanças

Em relação às finanças de Aracaju, Danielle afirmou que é preciso fazer uma reformulação completa. “Existem formas legais de aliviar os impostos para o contribuinte. Nosso Plano de Governo cria o IPTU Empreendedor, onde a empresa que empregar acima de “x” funcionários terá abatimento no IPTU, quanto mais funcionários, maior será o desconto. Já o IPTU verde concederá o desconto para os locais que utilizam energia solar, por exemplo. Além do IPTU Cultural que beneficiará empresas que investirem em cultura e esporte”.

A candidata garantiu que haverá uma revisão em todos os contratos vigentes com a administração pública. “Vamos revisar todos os contratos e os gastos da prefeitura, principalmente os contratos milionários e as licitações emergenciais. Faremos as licitações do lixo e do transporte público, visando a garantia do serviço com o menor preço e melhor qualidade. Vamos reduzir para 9 secretarias, e incluir as empresas públicas como Emsurb e Emurb em uma delas”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa