Rogério nega ter destinado recursos a Goiás por meio do orçamento secreto: “Eu trabalho por Sergipe”

Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, nesta quarta-feira, 11, o senador Rogério Carvalho, pré-candidato ao Governo de Sergipe pelo Partido dos Trabalhadores, negou a informação de que teria repassado recursos recebidos por meio do chamado “orçamento secreto”  para o benefício da pasta da saúde de municípios de Goiás e do Distrito Federal. 

“É fake news, isso não procede. Na verdade, apoiamos emendas globais da União para atender todo o Brasil no período da pandemia. Vamos acionar a Justiça para que seja feita a reparação. Esse foi o dinheiro liberado para todo o Brasil, não especificamente do meu gabinete”, disse o parlamentar. 

A informação veio à tona após uma publicação do jornal ‘O Estado de São Paulo’ expressar que Rogério Carvalho (SE) teria indicado R$ 200 mil para Brasília e Vila Boa (GO) para gastos com saúde em 2020 e 2021.

“Eu trabalho por Sergipe, então 100% dos meus recursos foram destinados aos municípios de Sergipe. Sou lagartense e venho de uma família que não é rica, então jamais colocaria recursos em outro estado, sabendo as necessidades do nosso. Isso foi uma forma maldosa de divulgar a emenda. Jamais aconteceu e jamais acontecerá, é fake news, é mentira. Não me sujeito a colocar emenda do meu estado, que foi o que me elegeu, jamais faria coisa dessa  natureza, pois vai de contra aos meus princípios”, completou.

Sobre o orçamento secreto

O orçamento secreto, remete a um tipo de emenda parlamentar —a de relator, que distribui recursos a deputados e senadores sem critérios definidos e sem transparência. 

Para o Senado, as emendas podem ser definidas como "propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram durante seu mandato, tanto junto aos estados e municípios quanto a instituições".

Fonte: Fan F1