Deputados divergem sobre suposto reajuste de 25% do IPVA

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (10), os deputados estaduais divergiram sobre os rumores de um suposto reajuste de 25% para os veículos licenciados em Sergipe a partir de 2022. O alerta foi feito pelo deputado oposicionista Georgeo Passos (Cidadania), que cobrou sensibilidade do governo do Estado; por sua vez, o líder governista na Casa, deputado Zezinho Sobral (PODE), negou com veemência a tramitação de qualquer proposta na Alese neste sentido e pontuou que a informação trazida pelo colega de parlamento era um “fake news”.
Georgeo Passos

Em sua fala Georgeo Passos lembrou que durante a pandemia muitas vidas foram ceifadas e postos de trabalho foram perdidos, e que a renda média do trabalhador brasileiro caiu assustadoramente. “Hoje, com certeza, o dinheiro que o trabalhador usava em janeiro para fazer sua feira já não é mais o mesmo! O poder de compra dos trabalhadores está diminuindo e o pior: muitos servidores públicos continuam sem ter a recomposição da inflação. E ainda podemos ter um peso maior na conta da família sergipana: 25% no boleto do IPVA para veículos licenciados em 2022”.

Mais adiante, Georgeo Passos disse que o sergipano já está sufocado tendo que pagar cerca de R$ 7 por um litro de gasolina e que ainda terá que arcar muito mais com o IPVA. “O carro novo desapareceu das lojas e os carros usados foram supervalorizados. Isso é uma realidade do mercado; a alíquota do IPVA é de 2,5% acima disso. Isso vai aumentar a arrecadação do governo. Em outros Estados os deputados já se uniram e correram junto ao governador por entender que este não é o momento para um aumento desses”.

“Ninguém vai ter 20% de reajuste, muitas pessoas não terão condições de arcar com esta situação. Vou apresentar uma indicação neste sentido e espero que o governador possa dialogar com esta Casa no sentido de não promover esse reajuste. A gasolina e a cesta básica já estão caros e não dá para comportar esse IPVA assim”, completou o deputado, alertando que o Poder Judiciário deu 3% de reajuste para seus servidores e o Poder Executivo nada anunciou.

Zezinho Sobral

Também da tribuna, o deputado Zezinho Sobral disse que Georgeo Passos reproduziu o que vem sendo colocado pela delegada de Polícia, Danielle Garcia (PODE) nas redes sociais. “Isso é fake! É mentira! Não existe nenhum projeto tramitando aqui na Casa sobre esse tema. É uma informação equivocada, truncada e me parece que a fala do deputado Georgeo Passos pretende apenas jogar uma cortina de fumaça, com um estilo fake news. Ele fala da tabela FIPE!”.

“Quem é que no Brasil vai comprar ou vender um carro e não verifica o preço aplicado nessa tabela? É uma tabela nacional! É mentira que o nosso governo quer alterar! Isso é fake! Não vejo problema algum em discutir, em apresentar uma indicação e pedir que a SEFAZ mantenha a tabela para carros populares. Agora não é justo querer aplicar essa responsabilidade para a nossa Casa sem qualquer projeto em tramitação. Isso nós não vamos aceitar”, completou o líder do governo.

Fonte: Agência Alese