MEC recua e desiste de retorno das aulas em janeiro após negativa de universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) recuou e revogou, nesta quarta-feira (2), a portaria que determinava a retomada das aulas presenciais das universidades federais a partir de janeiro, após a repercussão negativa da medida. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que vai abrir uma consulta pública antes de tomar uma nova decisão. As informações foram publicadas pela colunista Basília Rodrigues, da CNN Brasil.

A medida foi criticada por universidades que consideram que este não seja o melhor momento para a retomada. “Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento”, disse o ministro à reportagem.

Questionado sobre o motivo para alterar a portaria, Milton Ribeiro destacou que consultou mantenedores de universidades antes da medida e que não esperava tanta resistência. “A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população”, disse à CNN.

Segundo o chefe da pasta, a partir de agora o MEC vai somente liberar o retorno às aulas presenciais quando as instituições federais também estiverem confiantes de que as atividades acadêmicas podem ser realizadas com segurança.