Confusão com Salgueiro pode mudar rumos de Itabaiana e Confiança na Copa do Nordeste; entenda

Uma confusão envolvendo o Salgueiro (PE) pode alterar bastante os rumos de Itabaiana e Confiança na Copa do Nordeste 2021. O campeão pernambucano de 2020 anunciou nesta quarta-feira (3) a desistência do Nordestão e da Copa do Brasil deste ano, o que acaba tendo relação direta com os times sergipanos no torneio.

A diretoria do Salgueiro encaminhou um ofício à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informando a desistência das duas competições. O clube, que tem ligação forte com a política local, alegou dificuldades financeiras, perda de patrocínios com a pandemia da covid-19, e poucos recursos de cotas pelas competições (uma vez que já adiantou parte delas). Mas a polêmica decisão envolve os times de Sergipe.

Itabaiana
O Itabaiana entra na confusão por conta da fase preliminar da Copa do Nordeste. Como vice-campeão sergipano em 2020, o tricolor teve que jogar o “pré” Nordestão, enfrentando o Santa Cruz (PE) por uma vaga na fase de grupos. Porém, com a desistência do Salgueiro, o vice-campeão pernambucano herdaria a vaga direta para a fase inicial deixada pelo campeão: justamente o Santa.

Pernambuco é o único estado com três vagas no torneio. Uma para o campeão estadual de 2020, e duas para os clubes de melhor ranking na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Destas duas, uma já é 100% garantida do Sport na fase de grupos, por ter o melhor ranking.

Com o Santa Cruz passando a ocupar a vaga de campeão, a segunda vaga pelo ranking (que garante a fase preliminar) seria do Náutico. Mas o Itabaiana quer mesmo a anulação dos jogos contra o Santa e a classificação direta para a fase de grupos.

O presidente Wilson Mendonça disse: “O ofício do Salgueiro foi protocolado com a data do nosso jogo de ontem (terça-feira, 2), e pelo horário antes da partida […] Se o ofício é do dia do jogo [contra o Santa Cruz], a partida não era sequer para ter sido disputada e o jogo não teve validade, porque o Santa Cruz já estava classificado”.

Confiança
E é justamente aí que o Confiança entra como interessado. Isso porque, caso não consiga a anulação dos jogos contra o Santa Cruz, o Itabaiana buscará refazer o duelo da fase preliminar, agora contra o Náutico. E uma possível classificação do time pernambucano neste caso impacta negativamente o Dragão.

Os 16 times da fase de grupos Copa do Nordeste recebem cotas divididas em quatro grupos com quatro equipes cada, seguindo o ranking da CBF. O Confiança é a última equipe da cota 3. Caso o Náutico entre na fase preliminar e elimine o Itabaiana, terá direito pelo ranking à cota 2. Desta forma, o Confiança cai para a cota 4, perdendo financeiramente.

A situação revoltou o presidente Hyago França. Em seu Twitter nesta quarta-feira (3), ele disparou contra o que chamou de “vergonha” pela situação. Segundo ele, não faz sentido para o Salgueiro desistir justamente das duas competições que oferecem maior retorno financeiro no primeiro semestre.

“Uma vergonha para a história do Salgueiro e do futebol, como um clube abre mão de duas importantes competições e com grande importância financeira para qualquer clube?! O que tem por trás disso? Não podemos tolerar mais isso no futebol!”, disse.

"O que é de se estranhar, que o Salgueiro tem condições de jogar o estadual e não tem condições de jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste?! Que são financeiramente duas importantes competições”, completou.

Em meio a toda a briga ainda sem resposta, nesta quinta-feira (4) será realizado o sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste 2021, na sede da CBF no Rio de Janeiro (RJ).