3 de fevereiro: o “Dia da Navegação do Rio São Francisco"

Neste 3 de fevereiro é celebrado o “Dia da Navegação do Rio São Francisco”. O “Velho Chico” atravessa cinco estados e 521 municípios. Sua nascente se localiza na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e sua foz na divisa de Sergipe e Alagoas, com suas águas cumprindo um caminho de cerca de 2.700 km. O curso do rio, inclusive, constitui a a divisão natural entre esses dois estados.

A bacia hidrográfica do São Francisco banha sete estados brasileiros – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 505 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país).

Em Sergipe, 28 municípios estão no território da bacia hidrográfica: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Capela, Cedro de São João, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Japaratuba, Japoatã, Itabi, Malhada dos Bois, Monte Alegre, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha. 

Esses municípios estão localizados no Baixo São Francisco, uma área de 32.013 km2, onde o rio deságua no Oceano Atlântico. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na região, a socioeconomia ribeirinha ainda se vincula significativamente à agropecuária e à pesca tradicionais, porém com crescimento expressivo da aquicultura, do turismo e de atividades de lazer. 

Essas características socioeconômicas presentes em Sergipe diferem de outras regiões da Bacia do Velho Chico, como no Alto, Médio e Submédio. Nelas existe a presença de indústrias e agroindústrias, nas zonas industriais extrativas de Minas Gerais e nos polos agroindustriais de grãos e fruticultura localizados no Norte e Oeste da Bahia e no Sul de Pernambuco.

História…. mas por que dia 3 de fevereiro? 

Nesta data, em 1871,  foi inaugurada oficialmente a navegação a vapor e a navegação nas porções médias e submédias do rio São Francisco, sendo um importante capítulo da integração por essa via interiorana no Brasil. 

Além do abastecimento hídrico de 505 municípios ao longo de seu curso, o rio São Francisco tem grande importância como via de navegação, o que permite o trânsito de moradores e turistas, bem como do transporte de carga. A navegação pelo Velho Chico integra a hidrovia do São Francisco, via mais econômica de ligação entre o Centro-Sul e o Nordeste do Brasil, que abrange também os rios Paracatu, Grande e Corrente.