Verão Sergipe 2026 abre o Carnaval na Caueira com atrações sergipanas e nacionais em Itaporanga

O Verão Sergipe 2026 chegou à Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, neste domingo (15), abrindo o ciclo carnavalesco do estado com shows de Xica A Banda, Patusco, Unha Pintada e Guig Ghetto. Em seu terceiro ano consecutivo, a iniciativa do Governo de Sergipe se consolida como um dos principais eventos da alta temporada sergipana, convergindo cultura e lazer, além de impulsionar o turismo e economia local.

A abertura da noite ficou por conta de Xica A Banda, que pelo segundo ano consecutivo marcou presença na temporada carnavalesca do Verão Sergipe e embalou o público com sucessos do axé music. “Eu quero agradecer todo o incentivo do Governo do Estado, por esta festa massa, grandiosa. Eu ficava sempre desejando: ‘um dia vou estar nesse palco, nesses eventos’. Hoje, graças a Deus, me sinto realizado. Uma festa segura, massa mesmo. As pessoas estão vindo de outras cidades para curtir aqui”, celebrou o sergipano Pedrinho Estilizado, vocalista da banda.

Em seguida, foi a vez do tradicional grupo pernambucano Patusco subir ao palco e garantir a diversão de turistas e sergipanos. Com mais de 20 anos de história, esta é a primeira vez da banda no Verão Sergipe, com um repertório marcado pelo samba e o ritmo contagiante do frevo. O vocalista, Julio Souza, destacou a importância da diversidade cultural promovida pelo Governo do Estado. “Quando o carnaval é multicultural, atrai todo tipo de pessoas, só enriquece ainda mais esse carnaval de Sergipe. Parabéns a todos os envolvidos, foi lindo demais”, disse.

Símbolo da identidade cultural sergipana e tradição nos festejos promovidos pelo Estado, o arrocha também garantiu a sofrência dos foliões, que dançaram e cantaram ao som do sergipano Unha Pintada. “A gente do segmento do arrocha tem uma felicidade imensa em poder agregar em todas as estações. Todas as festas, é São João, é carnaval, o arrocha sempre está presente. Eu, como representante aqui de Sergipe, fico muito feliz de estar numa festa tão grandiosa como esta e poder fazer a alegria do povo e trazer muita emoção”.

O encerramento da primeira noite na Praia da Caueira ficou sob o comando da Guig Ghetto. Veteranos no palco do Verão Sergipe e com mais de 20 anos de história, o grupo de pagode baiano garantiu a swingueira do público. “É uma honra muito grande, até porque a gente faz show em Sergipe desde 2003/2004. Fazer um carnaval também fora de Salvador, num estado que tem tanto carinho por nós, é muito gratificante. A gente fica muito honrado, de fato, de estar aqui com vocês este ano, fechando a primeira noite. Estou muito feliz de estar volta a essa festa”, frisou o vocalista Falcão.

Diversão garantida

A Praia da Caueira é destino certo de todos os carnavais na família de Eduardo Couto. Este ano, o aracajuano marcou presença ao lado de mais de 15 familiares, entre crianças, adultos e idosos. “Este ano tá maravilhoso. Um espaço amplo, muita tranquilidade para criança, família. Espaço bom de brincar”, contou.

Diretamente de Lagarto, Solange Santos também esteve no primeiro dia de Verão Sergipe na Caueira. Ao lado de amigos e familiares, ela aguardou ansiosos o show de Unha Pintada. “O Verão Sergipe nos proporcionou este momento de prazer hoje. Essa aglomeração de pessoas é importante pro turismo. A questão que friso também é a da segurança. Isso é importante para as famílias que a gente percebe aqui hoje”, destacou.

Tereza Rocha saiu de Aracaju para curtir os shows deste domingo. Irmãs, primas, sobrinhos e netos foram a companhia da noite. “Carnaval tá ótimo, é sempre animado. E este ano tá bem policiado, tá com muita segurança, tá ótimo. Nenhuma confusão, por enquanto, e não vai ter, com fé em Deus. A cidade precisava mesmo de animação. As atrações estavam ótimas, uma iniciativa fantástica do governo mesmo”, celebrou.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Foto: Rodrigo Pazinato