Sergas e Sedurbi alinham ações para evitar interferências na rede de gás durante obras

O diretor-presidente da Sergipe Gás S/A (Sergas), Alan Lemos, e o diretor Técnico e Comercial, Pablo Matsuo, se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 15, com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e da Constran Internacional Construções S/A, empresa responsável pela execução das obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves. O encontro teve como objetivo discutir e alinhar soluções relacionadas às interferências na rede de gás natural existentes na área onde está sendo implantado o empreendimento.

O alinhamento entre as instituições é fundamental para evitar danos à rede de gasodutos da Companhia, que poderiam provocar interrupções no fornecimento de gás natural e transtornos para a população e para os usuários do serviço. Durante a reunião, foram apresentadas as alternativas técnicas para garantir a segurança das intervenções e a continuidade das obras sem riscos.

Para o diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos, a integração entre os órgãos é essencial para assegurar a fluidez do cronograma e a preservação das infraestruturas existentes. “O Governo do Estado avança rumo ao desenvolvimento com uma obra muito importante para o progresso e o futuro, e a Sergas está presente para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível, sem causar transtornos para os usuários do gás natural, seguindo uma orientação do governador Fábio Mitidieri”, destacou.

O subsecretário de Obras Públicas do Estado, Marcelo Cabral, explicou que a reunião serviu para definir o tratamento de um trecho da rede que passa sob a fundação de um dos viadutos. “Existe uma intervenção da rede da Sergas com a obra do Complexo Maria do Carmo Alves. Já ficou decidido que esse trecho será bloqueado temporariamente e, após a entrega do viaduto, a Companhia fará a bifurcação necessária. O objetivo foi exatamente esse alinhamento, para que não haja nenhum tipo de interferência durante a execução”, afirmou.

Já o gerente de contrato da Constran, Francisco Brandolis, ressaltou a importância do planejamento prévio para evitar riscos e acidentes. “As interferências podem causar problemas durante a execução das obras. Discutimos a melhor solução para que não ocorra nenhum tipo de risco, como interrupção no fornecimento de gás por conta de escavações ou tubulações. Esse tipo de reunião é fundamental para que todas as atividades ocorram de forma segura, sem acidentes e sem transtornos para a população”, explicou.

Também participaram da reunião o engenheiro da Sergas, Thiago Tan; o gerente de Operações, Iolando Meneses; o gerente de Engenharia da Constran, Lucas Tunis; as assessoras técnicas da Sedurbi, Joana Cândida e Emily Cartacho, e o fiscal de obras, Jorge Mário.

Foto: Ascom Sergas