Prefeitura monta planejamento operacional para atuar no Bloco Galo do Augusto Franco

Acontece neste sábado, 7, o bloco Galo do Augusto Franco, um dos eventos pré-carnavalescos tradicionais da cidade. O evento é gratuito e, a partir das 16h, o público terá acesso ao local da festa. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), montou um planejamento operacional específico para garantir conforto aos foliões e o ordenamento, fiscalização e limpeza das áreas onde os vendedores ambulantes comercializarão no bloco.

Serão 50 fiscais divididos em dois turnos, a partir das 10h, 20 fiscais entram para trabalhar nas ações do primeiro turno. Logo após, ao término do expediente da primeira equipe, outros 30 fiscais assumem os trabalhos até às 22h. De acordo com o diretor da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, Bertulino Menezes, os fiscais cuidarão da disciplina, colocação e distribuição dos vendedores no espaço da festa.

“Para esse ano, ficou organizado da seguinte forma. Os vendedores ambulantes de isopor/caixa térmica ficarão alocados no canteiro central da Avenida Murilo Dantas, a canal 5, como é conhecida. Os drinks e a parte de alimentação ficarão próximos a um ponto comercial. Disponibilizamos entre 400 a 500 metros de gambiarra para iluminar a praça onde ficará o trio. Além disso, estaremos com um ponto da Direpa no evento com cinco toldos de 6x6 que servirá de apoio para nossos servidores”, explicou Bertulino Menezes.

Um importante ponto apresentado pelo diretor é o acondicionamento das bebidas para revenda. Ficará terminantemente proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro. O vendedor que estiver comercializando produtos neste material terá a mercadoria apreendida.

Responsável pelo planejamento de limpeza, a Diretoria de Operações (Dirop) realizará antes da festa a limpeza geral, varrição, capinação mecanizada e pintura. Além disso, foram designadas duas equipes de limpeza geral que atuarão das 13h às 21h. Para o pós-bloco estão previstas oito equipes, duas das 5h às 13h20 e seis equipes das 6h às 14h20, mais 50 lutocares.

O coordenador operacional da Dirop, Wallace Ferreira Santos, falou sobre o trabalho realizado dias antes do bloco: “Fizemos um mutirão com aproximadamente 200 agentes, fazendo capinação, varrição e pintura de guias, já para o galo da madrugada, para preparar para o público. Vamos fazer um acompanhamento também, durante o evento, com duas equipes acompanhando o cortejo, durante a noite, e 8 equipes fazendo o pós-evento. Uma ação com cerca de 100 agentes de limpeza”, disse.

Os demais blocos que acontecem neste fim de semana nos bairros Suíssa, Jabotiana, Salgado Filho, Luzia, Centro e Jardins terão o percurso limpo com seis equipes que serão mobilizadas e Circularão a cidade com esse objetivo.

Foto Arquivo Ascom/Emsurb