Prefeitura inicia Curso de Cuidador de Idosos e fortalece autonomia feminina

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), iniciou na tarde da última quarta-feira, 11, o Curso de Cuidador de Idosos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Instituto Ágatha.

Com carga horária de 84 horas/aula, o curso reúne 18 mulheres e é realizado na sede da SerMulher, no turno da tarde. As aulas seguem até o final do mês de março.

A qualificação despertou o interesse da técnica de enfermagem Maria Bernadete, que viu na oportunidade uma forma de ampliar seus conhecimentos. “É sempre importante estar atualizada. No dia a dia, precisamos buscar aprimoramento constante, e esse curso agrega muito à minha formação”, destacou.

A autônoma Tatiane Santana também participa da capacitação com foco em novas oportunidades. “Espero que esse curso traga mais conhecimento para que eu possa conseguir um emprego melhor. Quanto mais conhecimento, mais oportunidades a gente tem”, afirmou.

As aulas estão sendo ministradas por Talita Verônica, do Instituto Social Ágatha, que ressaltou a importância da parceria. “Estamos ofertando essa qualificação em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher de Aracaju. É uma soma de esforços para fortalecer o protagonismo feminino e incentivar o empreendedorismo entre as mulheres”, enfatizou.

Presente na abertura, a assistente técnica da SPM, Eliane Santos, destacou a relevância da ação conjunta. “Essa parceria é fundamental para viabilizar a capacitação dessas mulheres, promovendo autonomia financeira e novas perspectivas profissionais”, pontuou.

A secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, reforçou o compromisso da gestão municipal com a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Iniciamos esse curso por meio dessa importante parceria com a SPM e o Instituto Ágatha com o propósito de garantir que essas mulheres conquistem autonomia financeira e tenham uma vida mais digna”, afirmou.

Sobre o curso

O Curso de Cuidador de Idosos tem como objetivo capacitar mulheres para a atuação profissional no cuidado com a pessoa idosa. A formação aborda temas como ética e responsabilidade profissional, cuidados básicos de saúde, higiene, alimentação, mobilidade, primeiros socorros, direitos da pessoa idosa e humanização do cuidado.

Trata-se de um curso livre, com foco prático, voltado à inserção no mercado de trabalho formal e informal, ampliando oportunidades e fortalecendo a independência financeira das participantes.

Foto: Diane Queiroz