Prefeitura de Aracaju realiza novo cadastro para feirantes na praça Hilton Lopes

A  Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), está com um contêiner administrativo montado na Praça Hilton Lopes, para cadastrar os vendedores ambulantes que comercializam na ‘Feira do Centro’. A iniciativa tem por objetivo estar perto da população da área e ouvir as demandas dos vendedores propondo a resolução das demandas de maneira imediata.

Desde outubro de 2025, os vendedores passaram a comercializar frutas, verduras e legumes no espaço, deixando as vias e calçadas livres para circulação dos carros e pedestres. O escritório da Direpa segue realizando os cadastros e presente na Praça até o dia 5 de fevereiro de 2026. Nesse primeiro momento, cada vendedor realiza o cadastro no sistema da Emsurb, recebe o regulamento e após esta etapa, é feita a conferência dos dados e da banca.

No ano passado, para receberem as bancas, os ambulantes que vendiam nas ruas do Centro, foram cadastrados para organização e ordenamento do espaço. Atualmente, alguns vendedores cederam suas bancas, abandonaram ou não vendem mais no local. Devido a isso, a Direpa está realizando um novo cadastro com todos os vendedores que possuem bancas na região da Praça Hilton Lopes, entregando o regulamento de feiras livres e posteriormente após se tornarem feirantes, receberão a permissão da Emsurb para se tornarem permissionários da ‘Feira do Centro’.

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bertulino Menezes, explica como acontece o procedimento. “Estamos com três funcionários do nosso administrativo aqui, durante todo o mês de janeiro. Atendendo a todos os ambulantes da Praça que a partir do momento que realizarem o cadastro passam a serem feirantes. Iremos cadastrar e finalizar esse cadastramento, entregar o regulamento e conceder a permissão para comercializarem no local em suas bancas. O regulamento entregue serve para que as pessoas entendam que devem cumprir o regulamento aprovado pelo Conselho da Emsurb fazendo com que eles estejam cientes das regras”, disse. 

Outro ponto apresentado pelo diretor é a padronização da feira que passa a valer a partir do momento que os ambulantes receberam o regulamento em mãos e assinaram o termo cientes da proibição de caixotes, caixas e outros materiais que impeçam o livre acesso as bancas e a circulação das pessoas que passam pelo local.

Durante o cadastro e com o regulamento em mãos o vendedor, Glauciano dos Santos, falou sobre o atendimento e o que achou do cadastro. “Eu acho que vai melhorar e agora cada um tem sua banca e pode trabalhar. Sobre o cadastramento eu achei rápido e fácil gostei”, falou.

“Fui bem atendido, gostei, pois fui bem tratado. Os funcionários nos atende com atenção e calma. Agora, estou no aguardo para a próxima etapa”, pontuou o vendedor de verduras Damião Almeida.

Foto: Ascom Emsurb