População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico

O público que marcou presença em Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, aprovou mais uma etapa do Verão Sergipe 2026. Realizado nesta sexta-feira, 20, o evento reuniu moradores e turistas em uma programação que combinou grandes atrações musicais e movimentação econômica na região. A iniciativa do Governo de Sergipe reforça a proposta de interiorizar cultura, lazer e desenvolvimento.

A arena recebeu shows de Maraísa, Psirico, Devinho Novaes e Luiz Ferraz, atraindo visitantes de diversas regiões do estado. Com a movimentação gerada pelo Verão Sergipe, setores como hotelaria, bares, restaurantes, comércio ambulante e transporte ampliaram a geração de renda e evidenciaram o potencial turístico de Ponta dos Mangues.

Josias dos Santos, morador de Pacatuba, destacou a importância do evento para o município e para a região. “Eu acho que é uma grande opção para o pessoal daqui, uma grande atratividade que o governo está trazendo para Pacatuba. É uma iniciativa que chama a atenção da cidade e de todo o estado”, afirmou.

Segundo Josias, a realização do evento contribui diretamente para o desenvolvimento local. “Com certeza movimenta a economia e o turismo. É importante pensar por esse lado também”, ressaltou.

Quezia Emanuela, também moradora de Pacatuba, enfatizou sua participação frequente no evento. “Eu gosto muito do Verão Sergipe. Já é a terceira edição que eu venho, justamente a terceira aqui no nosso município, e eu nunca perco. Sempre faço questão de participar. Sou moradora daqui e quero estar engajada nas ações da cidade”, afirmou.

Quezia ressaltou ainda a importância de iniciativas que ampliam o alcance do evento, como o camarote da acessibilidade. “O evento fomenta o turismo da região, atrai visitantes e dá mais visibilidade ao nosso município. E o camarote da acessibilidade é muito importante, principalmente por ser uma área de litoral, onde muitas vezes há dificuldades de mobilidade. Às pessoas com deficiência merecem essa atenção especial. É um público que precisa e merece ser incluído”, destacou.

Alexsandra de Almeida contou que esta é a primeira vez que participa do evento. “Mesmo morando aqui há mais de 20 anos, nunca tinha tido a oportunidade de participar, mas estou gostando bastante. Já dancei muito no primeiro show, já suei e pretendo amanhecer o dia, se a chuva deixar e Deus permitir. Gosto muito de pagode. Curti bastante e agora quero aproveitar Psirico também. Tem outros que eu não acompanho tanto, mas sei que muita gente gosta”, afirmou.

A moradora também avaliou positivamente a estrutura do evento, especialmente o camarote da acessibilidade. “Observei que está bem estruturado, gostei bastante. A organização está boa. Mesmo sendo meu primeiro ano, está valendo muito a pena”, concluiu.

Gilmara Bruno contou que já acompanha o evento desde as primeiras edições realizadas no município. “Esse já é o meu terceiro ano. Gostei do primeiro, do segundo e estou amando o terceiro. Quero que esse evento permaneça todos os anos aqui”, afirmou.

Ela fez questão ainda de destacar o impacto positivo para a economia local. “Com essa festa maravilhosa, o povoado fica muito movimentado. Vêm turistas, os comércios vendem mais, os hotéis e as pousadas ficam cheios. Isso deixa a gente muito feliz”, ressaltou.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e da Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A iniciativa percorre a capital e o interior do estado com programação cultural e esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Foto: Erick O'Hara