Feira Imagina abre inscrições para oficinas gratuitas e leituras de portfólio

A Imagina— Feira de Artes Visuais está com novas inscrições abertas para mais atividades da programação, composta por formações, mostras e demais espaços de troca criativa e convivência. Desta vez, a organização da Feira, conduzida pela rede colaborativa Mulheres da Imagem (MIS), abre também inscrições para sete oficinas e oito sessões de leitura de portfólio, atividades que contemplam diferentes linguagens e processos no campo da imagem, reunindo artistas e pesquisadoras de Sergipe e de outros estados do Nordeste.

Nesta edição, as oficinas vão olhar para itinerários íntimos de criação e o cotidiano como espaço de construção permanente, com Ana Lira (PE/RJ) na oficina "Entre as intimidades dos gestos"; para a história de mulheres do cinema sergipano e a importância da preservação do audiovisual, com Manoela Veloso (SE) na oficina "Cinemas Nascentes – Mulheres na Direção em Sergipe"; para o aperfeiçoamento da construção de projetos culturais com Paloma Naziazeno (SE) na oficina "Elaboração de Projetos Culturais".

As formações também contarão com provocações em torno da experimentação híbrida, com Lilian Barbon (BA/SC) na oficina "Fotografia Híbrida"; da imersão na Xilogravura com Vilma Rebouças (SE), com os experimentos em cianotipia com zuzzis (BA), na oficina Azul em Processo; e, por fim, uma atividade também voltada ao público infantil, com Mirella Souza e Gabriella Guimarães (SE), que trarão a oficina "Máscaras Divertidas", destinada a crianças de 5 a 12 anos, com direito a um adulto acompanhante. As demais oficinas são voltadas para pessoas acima de 16 anos.

Cada oficina ofertará 10 vagas, sendo 20% destinadas a alunas, alunos e alunes provenientes de instituições de ensino municipais, estaduais e federais. Será permitida apenas uma inscrição por CPF.

As inscrições para as oficinas abrem nesta quinta-feira, 12, e seguem até o dia 12 de março, podendo ser feitas pelo formulário online disponível no perfil da rede MIS, no Instagram (@mulheresdamimagem.se). O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de março, também no perfil.

Leituras de portfólio

A leitura de portfólio é uma atividade utilizada entre artistas para estabelecer uma avaliação crítica e construtiva, analisando a qualidade técnica, conceito, originalidade e impacto da obra, além de oferecer diretrizes para inserção no mercado e aprimoramento profissional. As leituras costumam ser guiadas por profissionais especializados, com experiência consolidada no campo das artes.

Na Feira Imagina, a artista convidada para guiar os novos rumos aos trabalhos inscritos será Luisa Magaly (BA), que conduzirá um exercício crítico, atento e sensível aos trabalhos apresentados pelas artistas selecionadas, ampliando as percepções sobre como cada produção se inscreve, se desloca e se posiciona no campo da arte contemporânea.

Luisa é artista visual, professora Adjunta da Escola de Belas Artes-UFBA, Doutora e Mestra em Artes Visuais pelo PPGAV – UFBA, na linha de processos de criação, e licenciada em Artes Visuais pela UNIVASF; além de integrar o Grupo de Pesquisa Arte Híbrida (CNPq/UFBA).

As inscrições para a leitura terão início no dia 12 de fevereiro e seguem até o dia 6 de março, com o resultado das pessoas selecionadas no dia 20 de março, também via perfil da rede MIS, no Instagram.

Mostra de artes visuais

A Mostra de Artes Visuais "Ilma Fontes: Mulher do Século XX" também está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, convidando artistas visuais nordestinas, individuais ou coletivos, a criarem obras inéditas especialmente para esta edição, a partir de três eixos temáticos que remontam as contravenções, a produção e a personalidade de Ilma Fontes, artista homenageada da edição: rebeldia e transgressão; amor como potência radical; e diversidade e multilinguagens, valorizando obras que operem a partir da diversidade, da interseccionalidade e da experimentação estética.

Assim como as demais atividades, a exposição acontecerá no dia 28 de março, no Museu da Gente Sergipana, com 20 obras selecionadas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível no link da bio do perfil @mulheresdaimagem.se. O resultado será divulgado no dia 10 de março de 2026. Artistas individuais receberão pró-labore de R$ 400 para e R$ 800 para coletivos.

A Feira

A primeira edição da Imagina — Feira de Artes Visuais aconteceu em 2025, no Cultart. Ao longo de mais de 12h de programação, a Feira reuniu um público flutuante de mais de 300 pessoas, com acesso aos trabalhos de 120 artistas sergipanas, inseridas nas oficinas, rodas de conversa, leituras de portfólio, mostra de artes visuais, mostra de filmes, feira de economia e cultura criativa, área para crianças, além de atrações musicais, publicações e performances ao vivo.

Organizada pela rede colaborativa Mulheres da Imagem Sergipe (MIS), a Feira Imagina tem como finalidade articular o imaginário do público em geral para a prospecção de novos cenários que potencializem as produções de mulheres, olhando para os processos, os contextos e as condições de criar em Sergipe a partir dos recortes de gênero.

Neste ano, a Feira Imagina homenageia Ilma Fontes, médica psiquiatra e legista de formação, jornalista, cineasta, escritora e ativista cultural, cuja trajetória se confunde com a própria construção do campo das artes em Sergipe, e expande a programação para contemplar um maior quantitativo de oficinas, filmes e demais atividades formativas, tendo como foco a profundidade das produções de mulheres nordestinas, a partir do pensamento crítico e afetuoso.

A segunda edição acontece no dia 28 de março de 2026, no Museu da Gente Sergipana. A iniciativa integra o Edital de Chamamento Público da PNAB nº 06/2025 para Festivais, Feiras e Mostras, com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo Federal.  ____

Assessoria: Dayanne Carvalho - Arte: Gabi Etinger.