Diretoria de Educação de Aracaju tem nova gestão educacional

Os diretores das 77 unidades escolares estaduais de Aracaju estiveram reunidos nesta terça-feira, 14, para dar as boas-vindas à nova diretora de Educação de Aracaju, professora Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena. A apresentação foi feita na sede do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, e foi realizada pela secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães. A maior diretoria de educação do estado contempla 44.261 alunos matriculados e se constitui como uma regional decisiva na implantação da política pedagógica e educacional do Estado.

Os discursos dos gestores giraram em torno de continuidade, avanços, gestão de pessoas e engajamento coletivo. "Quero aqui lembrar da conexão entre pessoas. Nós  escolhemos as batalhas que queremos ter, o que não significa cruzar os braços, mas saber todos os dias que estamos trabalhando com pessoas. É imprescindível ter o cuidado e zelo com o trabalho com pessoas, seja quem for. Somos um time e com a necessidade imensa que continuemos juntos, a fim de que tenhamos as melhores experiências educacionais", afirmou a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, em um de seus pronunciamentos.

A secretária Gilvânia Guimarães, que dirigiu a Diretora de Educação de Aracaju até dezembro de 2025, lembrou os desafios e avanços de gerir 77 unidades escolares na capital e pediu continuidade, comprometimento e excelência com o serviço público. "Eu não saio da DEA do jeito que cheguei, também não deixo do jeito que cheguei. Tudo se transforma. Lembrem-se do comprometimento e excelência com o serviço público. Que esse ciclo seja de envolvimento, engajamento e cuidados com as pessoas", dirigiu-se aos diretores escolares.

A professora Maria Omena, acompanhada do superintendente da Educação, Edson Costa, agradeceu o apoio e fez um rápido pronunciamento. "Sei da responsabilidade de estar à frente da DEA e dos impactos dos resultados para a Educação de Sergipe, maior número de escolas, de matriculados. Sei da importância do empenho de todos para manter o trabalho e avançar mais ainda com a experiência e somação. Temos um propósito", destacou.

Professora Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena é efetiva do magistério da rede municipal de Japaratuba e da rede estadual de Sergipe e já passou pela direção de escolas.  Também dirigiu a Diretoria Regional de Educação do Leste Sergipano (DRE 4), sediada em Japaratuba, além de ter desempenhado a função de coordenadora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seed) – Programa Alfabetizar pra Valer (PAPV). Veterana na gestão, Omena se junta ao time de professoras na gestão da Educação Estadual.

A Diretoria de Educação de Aracaju compõe o quadro dos territórios educacionais juntamente, com mais nove diretorias regionais: Sul Sergipano (DRE 1), Centro-Sul Sergipano (DRE 2), Agreste Central Sergipano (DRE 3), Leste Sergipano (DRE 4), Médio Sertão Sergipano (DRE 5), Baixo São Francisco (DRE 6), Alto Sertão Sergipano (DRE 7 e DRE 9) e Grande Aracaju (DRE 8).  Ao todo, são 319 escolas estaduais e mais de 150 mil alunos matriculados.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – Foto: Maria Odília