CRESS Sergipe terá eleições em março e candidata à presidência destaca  propostas da Chapa 1

O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe 18ª Região (CRESS/SE) realizará, em março de 2026, as eleições para a gestão 2026-2029 do Conjunto CFESS-CRESS. No estado, a disputa conta com chapa única: Chapa 1 - “Caminhando contra o vento, eu vou: em defesa do Serviço Social”.

A candidata à presidência, Karen Santana, assim como a vice-presidente, Nailsa Araújo, destacam que a composição da chapa é resultado de um processo coletivo construído por profissionais que colocaram seus nomes à disposição para fortalecer a entidade. Segundo ela, trata-se de uma chapa de continuidade do grupo que atualmente está à frente do Conselho. “A chapa nasce da defesa do Serviço Social e da confiança no projeto que vem sendo implementado nos últimos anos. Temos duas pessoas que participaram da gestão atual e mais dezesseis profissionais que se somam para dar continuidade às ações e enfrentar os desafios estruturais que impactam as condições éticas e técnicas de trabalho das(os) assistentes sociais em Sergipe”, afirma Karen.

Karen ressalta ainda que a diversidade do grupo é um dos pontos fortes da candidatura. “São profissionais presentes em diferentes territórios sergipanos, atuando em diversas áreas e reconhecidos nos espaços sócio-ocupacionais e nos movimentos sociais. Essa pluralidade torna a chapa mais representativa, potente e comprometida com as bandeiras históricas da categoria e com o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro”, pontua.

Prioridades da gestão

Entre as prioridades da futura gestão, caso eleita, Karen Santana aponta o fortalecimento da fiscalização do exercício profissional, com o objetivo de assegurar condições éticas e técnicas adequadas de trabalho. Ela também destaca a defesa das políticas públicas diante dos processos de precarização, a valorização profissional e o enfrentamento à sobrecarga de trabalho, aos vínculos precários e às violações das atribuições privativas da categoria. “Vivemos uma conjuntura política, econômica e social que impacta profundamente o exercício profissional. Nosso horizonte é a valorização e o fortalecimento do Serviço Social em Sergipe”, enfatiza Karen Santana.

A candidata também defende o investimento contínuo na formação política da categoria, por meio da promoção de debates, seminários e capacitações alinhadas ao projeto profissional, além da ampliação da articulação com movimentos sociais, conselhos de direitos e outros conselhos profissionais.

Gestão participativa e diálogo ampliado

Para o triênio 2026-2029, a proposta da Chapa 1 é construir uma gestão ainda mais participativa, democrática e combativa. A candidata afirma que a diretoria pretende fortalecer o Projeto Ético-Político e os princípios do Código de Ética da profissão, promovendo espaços de reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos.

Outro eixo central será a ampliação do diálogo com a categoria e com a sociedade sergipana, por meio de uma comunicação mais acessível, transparente e participativa, além da realização de agendas presenciais no interior do estado.

“A proposta é aproximar cada vez mais o CRESS/SE das(os) profissionais e da população, consolidando o Conselho como um espaço democrático, representativo e comprometido com as demandas concretas da realidade social em Sergipe”, conclui a candidata.

Karen Santana

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (2003). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela FANESE. Assistente Social e Militante do SUAS. Foi Professora Tutora do curso de Serviço Social EAD (UNIT), 2013 a 2017. Foi Secretária Adjunta de Assistência Social do município de Santana do São Francisco/SE, Secretária de Assistência Social do município da Barra dos Coqueiros/SE. Atuou como Coordenadora e Técnica de CRAS, CREAS e Assessora Técnica em 20 municípios sergipanos. Foi Referência Técnica da Proteção Social Básica e Gerente do Fundo Estadual de Assistência Social na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, de 2019 a 2022. Foi 1ª Tesoureira do CRESS/SE (Gestão 2022-2026). Atualmente, atua como Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho do município de Lagarto/SE e Perita Social da Justiça Federal de Sergipe.

A chapa se coloca à disposição para entrevistas e esclarecimentos sobre as propostas para a próxima gestão.

Fonte: Assessoria