Sergipe fortalece regime de colaboração na rede pública de ensino

Gestores da Secretaria de  Estado de Educação (Seed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estiveram reunidos nesta terça-feira, 15, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju, para dialogar sobre o fortalecimento do regime de colaboração entre as redes públicas estadual e municipais de ensino.

O primeiro encontro de 2026 teve como pauta central a oferta do ensino fundamental na rede pública, além dos programas Alfabetizar pra Valer, de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), do Transporte Escolar (PETE) e a consolidação da cooperação técnica e pedagógica na alfabetização dos sergipanos.

A secretária de Estado de Educação, Gilvânia Guimarães, colocou-se à disposição da Undime e parabenizou os municípios por receberem o Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), por se inscreverem no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Ela disse que há uma necessidade desta gestão estadual em estar bem próxima dos municípios. “Precisamos crescer juntos e fazer a diferença. Estou inteiramente à disposição, de porta, coração e mente abertos. Nossa vontade é de estar juntos. Estamos aqui para pensar rede pública sergipana e não pensaremos Sergipe sem municípios”, afirmou.

O presidente da Undime/SE, DME de Estância, João Luiz Dória, levou ao conhecimento da secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, os anseios dos dirigentes municipais de educação no que se refere ao reordenamento de turmas do ensino fundamental, desde os 1°s anos aos 9°s anos, além do alinhamento dessas turmas de acordo com o pactuado no regime de colaboração. “Ouvimos os gestores municipais em reunião anterior e estamos trazendo para a secretária Gilvânia o que listamos, principalmente a oferta de turmas do ensino fundamental na rede estadual e a entrega de algumas turmas aos municípios. A secretária foi bem solícita, se comprometeu a frear a abertura dos 1º aos 5º anos e a avaliar a oferta dos 6ºs aos 9º anos para que não haja nenhum prejuízo na rede pública”, destacou.

O representante dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe, juntamente com o coordenador Institucional da Undime, Arinaldo Neto, e a coordenadora Financeira da instituição e DME de Pedrinhas,  Ana Lourdes, também levou ao diálogo a participação da Seed no programa Undime Itinerante; a oferta de creches por meio do programa estadual Ameei; a consolidação do programa Alfabetizar pra Valer, além de programas nacionais na perspectiva do regime de colaboração, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Escola das Adolescências, entre outros.

Foi solicitado que em 2026 o Programa Estadual do Transporte Escolar de Sergipe (Pete), que funciona em regime de colaboração entre as duas redes de ensino, tenha uma correção e seja reajustado no valor repassado pela Seed aos municípios.

Quanto à pauta da oferta dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a gestora da educação estadual, acompanhada da coordenadora da Assessoria de Assistência aos Municípios da Seed (Ascam/Seed), Ana Cristina Dantas, comprometeu-se em verificar a oferta dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de acordo com o pactuado no regime de colaboração e a colocar uma lupa sobre os anos finais (6º ao 9º ano), sempre mantendo o diálogo. “Comprometemo-nos a manter o diálogo com os gestores municipais, inclusive fortalecendo e alinhando o diálogo entre os municípios e as regionais de educação. Afinal, a gente precisa desse engajamento de todos, juntos na perspectiva da educação pública”, afirmou.

Foto ascom AAN