Seasic e Instituto OPY fortalecem políticas públicas voltadas à Primeira Infância em Sergipe

Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Instituto OPY, deu mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância em Sergipe. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral das crianças desde o início da vida, tratando a Primeira Infância como agenda prioritária.

O projeto será desenvolvido nos municípios de Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória, Estância, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, que assumiram, junto à Seasic, o compromisso de colocar o cuidado com a Primeira Infância como prioridade em seus territórios. A proposta tem como foco os primeiros mil dias da criança, período fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e social.

Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, o trabalho conjunto entre Estado, municípios e técnicos é essencial para transformar realidades. “Vamos construindo um futuro melhor. Para que, lá na frente, a gente tenha uma sociedade mais justa, mais respeitosa e mais digna, tudo começa agora, ainda na barriga. Esse cuidado envolve o estado, os municípios, as instituições e, principalmente, os técnicos que estão na ponta, no dia a dia, acompanhando as famílias”, destacou.

Durante o encontro, representantes municipais participaram de orientações técnicas e receberam todas as instruções necessárias para a implementação da proposta em seus territórios. A ação busca alinhar estratégias, fortalecer a atuação local e garantir que as políticas voltadas à Primeira Infância sejam executadas de forma integrada e eficaz.

A atuação do Instituto OPY envolve apoio técnico, capacitação e articulação intersetorial entre assistência social, saúde e educação, contribuindo para políticas públicas mais qualificadas. As ações ampliam a capacidade dos municípios de planejar, executar e monitorar iniciativas voltadas à gestante, puérpera e crianças de 0 a 3 anos.

Segundo a diretora do Instituto OPY de Saúde, Luiza Oliveira, o encontro representa um momento estratégico para os municípios. “O seminário realizado hoje tem como objetivo capacitar os municípios, integrando saúde, educação e assistência social, para que essas políticas cheguem de forma mais organizada e eficiente às famílias nos territórios”, afirmou.

A diretora estadual de Políticas para a Primeira Infância da Seasic, Helga Müller, ressaltou a importância da parceria com o Instituto OPY para qualificar as ações desenvolvidas no estado. “Hoje estamos dando mais um passo no cuidado com a criança na Primeira Infância. Essa parceria vai contemplar seis municípios de Sergipe, reforçando o compromisso do Governo do Estado. Os municípios estão aqui para receber todas as orientações necessárias para a execução dessa proposta em seus territórios”, pontuou.

A importância da articulação entre Estado e municípios também foi destacada pela secretária municipal de Assistência Social de Itaporanga d’Ajuda e primeira-dama do município. “Esse é um momento muito importante e feliz para nós, porque fortalece ainda mais a Primeira Infância no nosso município. Essa parceria com o Estado, que sempre está atento às gestantes e às crianças, nos permite avançar e consolidar políticas públicas mais fortes. Só temos a agradecer à secretária Érica e ao governador Fábio Mitidieri por esse olhar sensível e comprometido”, afirmou.

A atuação conjunta da Seasic com o Instituto OPY consolida o avanço das políticas públicas voltadas à Primeira Infância em Sergipe, ampliando o alcance do Estado nos municípios, qualificando o trabalho nos territórios e fortalecendo ações que colocam crianças, gestantes e famílias no centro das estratégias governamentais, promovendo desenvolvimento, proteção social e cuidado integral desde os primeiros anos de vida.

Foto: Ascom Seasic