Governo entrega 1ª creche-escola do Ameei e autoriza implantação de rodovia em Lagarto

O governador Fábio Mitidieri entregou nesta segunda-feira, 22, em Lagarto, a creche-escola Maria Francisca de Jesus 'Maria Chiquinha', primeira unidade concluída e entregue pelo Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei). Na ocasião, o governador também assinou a ordem de serviço para implantação e pavimentação de um trecho da rodovia SE-265, que dá acesso ao povoado Brasília, no município do centro-sul sergipano.

A creche-escola representa um marco para a Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic), e para a expansão da educação infantil em Sergipe. Com investimento de R$ 5.616.907,92, a unidade foi construída no modelo Tipo 1 e possui capacidade para atender cerca de 216 crianças.

O espaço conta com salas destinadas a diferentes faixas etárias, sala de amamentação, lactário, fraldários, refeitório, playground, pátio coberto, áreas de lazer e convivência, além de estrutura totalmente acessível e climatizada.

O governador Fábio Mitidieri destacou o simbolismo da entrega para a educação sergipana e para as famílias beneficiadas. Segundo ele, a unidade representa mais do que uma obra física. “É a 95ª escola que a gente entrega, e entregar uma escola a cada 12 dias não é uma marca fácil para nenhum governo. Mas isso é resultado do empenho, dedicação e entrega de todos da nossa equipe e que fazem a Educação do Estado para tornar isso realidade. Sergipe vive hoje um grande momento na educação, e esta entrega é ainda mais especial por se tratar da primeira creche do Ameei. É uma entrega que tem muito coração, amor e acolhimento”, descreveu.  

A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, ressaltou os impactos da iniciativa para o desenvolvimento infantil. Para ela, o equipamento simboliza cuidado e oportunidade para as futuras gerações. “É cuidado, é proteção, é desenvolvimento infantil. É tudo que a gente precisa para cuidar dos nossos pequenos e construir  uma sociedade melhor”, enfatizou.

Cuidado

Segundo a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, a inauguração representa um momento histórico para Sergipe e abre caminho para as demais creches previstas pelo programa. “Lagarto dá o pontapé inicial para a entrega das creches. É aqui o nosso marco inicial. Depois de Lagarto, outras serão entregues em breve”, destacou.

O prefeito Sérgio Reis celebrou a parceria entre Estado e município e ressaltou a importância da nova estrutura para a comunidade local. Conforme observou, o equipamento oferece um novo padrão de atendimento às crianças e tranquilidade para as famílias. “É uma creche-escola moderna, ampla, com todo um conceito novo de atendimento, de cuidado com as crianças”, afirmou.

Também presente na solenidade, o vice-governador Zezinho Sobral destacou o caráter inovador do projeto e o esforço conjunto para sua concretização. Para ele, a unidade representa um novo modelo de atendimento à primeira infância no estado. “Essa obra foi abraçada por todos e construída com propósito, pensando no cuidado e no desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.

Entre os moradores, a entrega foi recebida com entusiasmo. Mãe do pequeno Carlos Nathanael, de três anos, a moradora do bairro Cidade Nova, Maiara Andrade, acredita que a unidade facilitará a vida de muitas famílias. Segundo ela, a proximidade da creche e a qualidade da estrutura representam uma oportunidade para mães que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Quem quer trabalhar, por exemplo, tendo a creche, é uma melhoria muito grande para a gente”, relatou.

Homenagem

A homenagem à Maria Francisca de Jesus, conhecida como Maria Chiquinha, emocionou seus familiares. Neto da homenageada, Tiago Santos agradeceu o reconhecimento e lembrou o carinho que Maria Chiquinha dedicava às crianças da comunidade. “Quando se tratava das crianças, ela tinha um jeito doce de cuidar de cada uma delas”, recordou.

A entrega da unidade representa a 95ª obra inaugurada pelo Governo de Sergipe na área da Educação em 42 meses de gestão. O Ameei já aprovou a construção de 40 creches-escolas em 37 municípios sergipanos, com investimentos superiores a R$ 150 milhões.

Rodovia

Ainda em Lagarto, o governador assinou a ordem de serviço para implantação e pavimentação do segmento da rodovia SE-265, no trecho entre o entroncamento da SE-170 e o entroncamento da SE-160, no povoado Brasília.

A obra, executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), contempla uma extensão de 6,10 quilômetros e receberá investimento de R$ 22.990.903,16.

O projeto prevê a implantação da rodovia e a execução de pavimentação asfáltica, atendendo a uma demanda histórica da população local e melhorando a ligação entre comunidades da região.

Ao destacar a importância do investimento para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do município, o governador Fábio Mitidieri ressaltou que a obra atende a uma reivindicação antiga dos moradores. “É uma rodovia muito cobrada e muito sonhada. Vários governos passaram prometendo que iam fazer, mas o projeto foi elaborado na nossa gestão e a ordem de serviço está sendo dada agora, também na nossa gestão”, declarou.

Com prazo de execução de 240 dias, a intervenção deve fortalecer o escoamento da produção local, ampliar a segurança viária e facilitar o deslocamento dos moradores entre os povoados e a sede do município.

Fotos: César de Oliveira