Equipe da Prefeitura realiza visita técnica ao maior hospital veterinário público da América Latina

A construção do Hospital Público Veterinário Municipal (HPVET) de Aracaju é uma demanda reprimida há décadas, mas agora é um compromisso da atual gestão. A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem dado os primeiros passos para a construção da unidade. Como uma das primeiras etapas, a equipe técnica da Emurb realizou uma visita técnica ao HPVET do Amazonas, maior hospital veterinário da América Latina, em Manaus, nos dias 29 e 30 de janeiro.

O intuito da visita ao Hospital, que hoje é referência na categoria, foi conhecer as instalações e funcionamento do equipamento, a fim de realizar adequações no Anteprojeto Arquitetônico que está em desenvolvimento pela equipe de Arquitetura da Emurb, em parceria Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

Além disso, o aprimoramento do Termo de Referência e demais materiais licitatórios para a contratação de projetos também foi outro foco da visita. Para isso, foram ouvidos depoimentos de diretores, médicos veterinários e demais profissionais do Hospital. O contato possibilitou o conhecimento das dificuldades enfrentadas nos âmbitos físico e administrativo, bem como alternativas para serem tomadas como aprendizado.

Desde a sua inauguração, em outubro de 2025, o HPVET do Amazonas realiza cerca de 100 atendimentos e 60 cirurgias diariamente, além de diversos outros procedimentos em suas enfermarias e internações. Até então, são 4 meses de funcionamento e mais de 20 mil animais atendidos. O fluxo só se torna possível devido à organização e comprometimento da administração com a causa animal.  

Hospital Público Veterinário Municipal de Aracaju

O equipamento, vinculado ao Programa Aju Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, constitui ação inovadora da gestão municipal, fundamentada no princípio de atender de forma eficiente e contínua às demandas efetivas da população, especialmente no que se refere a animais comunitários, de famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações não governamentais.  

O objetivo é que o Hospital seja capaz de acolher casos de média e alta complexidade, garantindo intervenções cirúrgicas, internações e acompanhamento clínico adequado. Além disso, possibilitará parcerias com instituições de ensino e organizações da sociedade civil, fomentando a capacitação de profissionais, por meio da realização de estágios supervisionados e o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa.

A visita realizada demonstra a dedicação da atual gestão na busca por referências de modernidade. O intuito é atender as expectativas e entregar um serviço de qualidade aos aracajuanos, efetivando uma política pública de saúde animal eficiente, sustentável e tecnicamente qualificada, de acordo com as necessidades da população.

Texto e foto ascom AAN