Conselho de Educação inicia os trabalhos de 2026 e empossa novas conselheiras em Aracaju

Aconteceu, nesta quinta-feira, 12, a primeira Sessão Plenária de 2026 do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (CONMEA), o órgão responsável pela normatização e regulação do Sistema Municipal de Ensino de Aracaju, é vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed). Na ocasião, também ocorreu a posse de duas novas conselheiras como representantes do corpo docente municipal: Cássia de Fátima da Silva Souza, como titular, e a suplente Vânia Maria Silva de Oliveira.

Na primeira sessão do ano, foram apresentados o relatório das atividades desenvolvidas pelo CONMEA em 2025 e o plano de ação para o ano de 2026 e 2027, que terá como um dos focos principais a renovação das legislações referentes à Educação Infantil e a Educação em Tempo Integral, criando 4 novas comissões responsáveis por essas ações. “Nesse primeiro momento, nosso interesse é reformular toda a legislação antiga e adaptar aos novos tempos das legislações federais”, enfatiza a presidente do CONMEA, Maria José Vieira Pimentel.

O CONMEA atende as unidades escolares públicas e privadas de Aracaju. O órgão tem como principais atribuições: credenciar instituições, autorizar funcionamento de cursos, viabilizar regularização de vida escolar, apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino e fornecer orientações gerais referentes às redes.

Foto AAN