Prefeitura de Lagarto anuncia repasse de recursos, via FSF, para apoiar o Lagarto FC na temporada 2026

A Prefeitura de Lagarto anunciou, neste sábado, 31, o repasse de recursos, via Federação Sergipana de Futebol (FSF), para apoiar o Lagarto Futebol Clube na temporada 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Reis, antes do jogo entre Lagarto e Itabaiana, no Estádio Paulo Barreto de Menezes, o Barretão, em um momento simbólico para o esporte local e para a torcida lagartense.

O apoio ao clube está amparado em um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Lagarto, que autoriza o Poder Executivo a conceder contribuição de R$ 500 mil ao clube, por meio da federação. O repasse seguirá todas as exigências legais, com planejamento, responsabilidade fiscal e respeito ao dinheiro público, conforme previsto na legislação orçamentária vigente.

Para o prefeito Sérgio Reis, que fez a entrega simbólica do cheque, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento do futebol lagartense. "Esse incentivo era um compromisso da nossa gestão. O Lagarto é um clube tradicional, que mobiliza a nossa torcida e representa muito para a população. É uma forma direta do município contribuir com o esporte e com a alegria do nosso povo. Hoje, fizemos o repasse de R$ 500 mil para ajudar o clube a retomar o caminho das vitórias e continuar levando o nome de Lagarto com orgulho", destacou.

O prefeito também ressaltou a importância do incentivo contínuo ao esporte como política pública. "Esse valor foi destinado para que o clube possa participar do Campeonato Sergipano, e já está na conta do clube.  Mas temos consciência de que irá além. É o maior incentivo esportivo já concedido pelo município, mostrando que levamos o esporte a sério. Mais do que pensar no presente, nosso objetivo é fortalecer o Lagarto para que tenha estrutura e planejamento para crescer com sustentabilidade e bons resultados também no futuro", completou.

Gestor do Lagarto Futebol Clube, Marcos Vinícius Messias de Andrade comemorou o apoio e ressaltou que o incentivo chega em um momento estratégico da temporada. "A gente recebe esse repasse com muita alegria, porque representa não apenas o apoio da gestão, mas o reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito e à importância do Lagarto Futebol Clube para a cidade. Esse recurso chega em um momento fundamental, em que o clube se prepara para uma temporada desafiadora, e nos dá mais tranquilidade para seguir firmes. É a gestão municipal acreditando no esporte como motor de transformação, inclusão e identidade. O torcedor pode ter certeza de que esse apoio será revertido em mais estrutura, melhores condições para os atletas e, principalmente, em orgulho para nossa cidade", afirmou.

Ele ressaltou ainda que o convênio permitirá ao clube "olhar para o futuro com mais segurança". "Não é apenas para disputar o campeonato deste ano, é para organizar o clube como um todo. Com essa parceria, conseguimos trabalhar com planejamento, pensar na base, formar atletas e manter um calendário sólido. É o tipo de política pública que incentiva o esporte de forma inteligente e duradoura. E, com isso, quem ganha é Lagarto, que passa a ter um clube mais forte, estruturado e com presença constante nos grandes campeonatos", frisou.

Esporte como prioridade

Desde janeiro do ano passado, a Prefeitura de Lagarto tem adotado o esporte como uma das prioridades da gestão, com investimentos que vão desde a base até grandes eventos esportivos que movimentam a cidade e impulsionam o turismo local. Um dos destaques é o trabalho desenvolvido no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que colocou Lagarto em evidência no cenário estadual e  vem se consolidando como um projeto de transformação social, promovendo oportunidade, disciplina e inclusão para crianças e jovens. Em apenas um ano, o município conquistou mais de 100 medalhas, com atletas representando a cidade em diversas modalidades, como futebol, jiu-jitsu e atletismo.

Além do incentivo ao esporte de base, a gestão municipal também tem apoiado grandes eventos, a exemplo da Copa Atena de Motocross e do 10º Trilhão Noix na Trilha, que reuniu em 2025 caravanas de vários estados do Nordeste e de outras regiões do país. As competições atraíram visitantes, movimentaram a economia local e fortaleceram Lagarto como destino esportivo e turístico.

Fonte: assessoria do prefeito - Foto: Augusto Oliveira